Lançamento do livro “Ajudar a Nascer"

01.11.2008

A Editora da Universidade do Porto (Editora UP) acaba de editar do livro “Ajudar a Nascer – parteiras, saberes obstétricos e modelos de formação (século XV-1974)”, da autoria de Marinha Carneiro que nesta obra analisa a evolução ao longo dos tempos da profissão de parteira. O lançamento do livro realiza-se na próxima sexta-feira, dia 21 de Novembro, às 18h00, no Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), sita na Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva, no Porto. A apresentação da obra será feita por José Alberto Correia, docente da FPCEUP. “Ajudar a Nascer” acompanha, de forma contextualizada e cientificamente sustentada, o processo de profissionalização das parteiras, percorrendo a sua trajectória sócio-profissional e formativa desde o século XV, em que o ser parteira assumia o estatuto de ofício, até à conquista de um espaço profissional próprio, já no século XX. Marinha Carneiro (Santo Tirso, 1954) é professora-coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto, onde lecciona nas áreas de História da Enfermagem, Enfermagem e Cidadania e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. É licenciada, mestre e doutorada em Ciências da Educação pela UP. Também é licenciada em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Tem vários artigos publicados em revistas de especialidade A entrada na sessão de apresentação é livre.