Lançamento do livro "Vinho, Gastronomia e Saúde"

01.10.2008

/noticia/imagem/8/Lan_amentoVGS_fotos_011_site.jpg

"Vinho, Gastronomia e Saúde", da autoria de C. Hipólito-Reis, título editado pela Editora da Universidade do Porto (Editora UP), vai ser apresentado ao público no dia 28 de Outubro, às 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, sita na Praça Gomes Teixeira (Porto). A apresentação da obra será feita por Daniel Serrão, conceituado médico, professor e investigador.

C. Hipólito-Reis analisa nesta obra as inter-relações do vinho, da gastronomia e da saúde, encarando-as como um conjunto sistémico de complementaridades em que os três elementos se relacionam em harmonia. Segundo o autor, a descoberta de que a saúde e a qualidade de vida dependem em forte medida da alimentação, a revelação da excelência da dieta mediterrânica, na qual o vinho desempenha o seu papel, e as evidências antropológicas da gastronomia em geral, abriram novas perspectivas nesta área do saber que explora nesta obra.

C. Hipólito-Reis é professor jubilado de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Interessa-se de modo especial pelo metabolismo e sua regulação e, correlativamente, pela nutrição e alimentação. Tendo sido solicitado para proferir diversas comunicações sobre aspectos biomédicos, médicos e antropológicos da utilização das bebidas alcoólicas, aí encontrou a motivação para escrever esta obra.

A entrada na sessão de apresentação da obra é livre.

Leia o texto de apresentação da obra da autoria de Daniel Serrão