27 Janeiro 2010 - Lançamento do livro "Eleições e Sistemas eleitorais – Perspectivas históricas e políticas"

04.01.2010

“Eleições e Sistemas eleitorais – Perspectivas históricas e políticas” é o novo livro editado pela U.Porto editorial e vai ser apresentado no próximo dia 27 de Janeiro, às 19h00, na Fnac de St.ª Catarina, no Porto. Organizada por Maria Antonieta Cruz, docente do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a obra reúne um conjunto diversificado de estudos sobre os sistemas eleitorais da autoria de historiadores, politólogos e sociólogos, que constituem perspectivas históricas e políticas esclarecedoras de algumas etapas do longo e lento processo de construção da participação eleitoral enquanto pilar da democracia.

Segundo Maria Antonieta Cruz, o livro pretende ser “uma reflexão em torno da qualidade da representação parlamentar” da qual “depende o aprofundamento da democracia e o fortalecimento da cidadania consciente.”

Os estudos apresentados abarcam os séculos XVIII, XIX, XX e XXI, e incidem sobre actos eleitorais locais, nacionais e europeus. José Viriato Capela (Universidade do Minho) Manuel Loff (Universidade do Porto) Ana Sofia de Matos Ferreira (Universidade Nova de Lisboa), Manuel Meirinho Martins (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa) Diogo Moreira (Pós-graduado em Ciência Política pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), José Monteiro Bourdain José Monteiro Bourdain (Mestre em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), José Santana Pereira (Instituto Universitário Europeu, em Florença) Marco Lisi (Universidade Lusófona) e Maria Antonieta Cruz são os autores dos contributos incluídos.

A apresentação da obra será feita por Manuel Villaverde Cabral, investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e docente universitário, numa sessão de entrada livre.