Notícias

Lançamento do livro “Gonçalo Sampaio – Professor e botânico notável”

19.05.2009

/noticia/imagem/26/IMGP4681_site.jpg

O livro “Gonçalo Sampaio – Professor e botânico notável”, da autoria de João Paulo Cabral, com a chancela U.Porto editorial, vai ser apresentado ao público no próximo dia 4 de Junho. A obra é uma biografia de Gonçalo Sampaio (1865-1937), naturalista botânico e antigo professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), constituindo-se, simultaneamente, como um contributo importante para o estudo da História da Botânica em Portugal, do final do século XIX e início do século XX. O lançamento terá lugar pelas 17h00 na sala do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira), com apresentação a cargo do conceituado biólogo Fernando Catarino.

Gonçalo Sampaio dedicou-se ao estudo dos líquenes e das plantas vasculares portuguesas, detendo-se em particular na “discussão detalhada de táxones difíceis, confusos ou mal-conhecidos, e descrição de táxones novos para a ciência”. Demonstrou uma marcada preocupação com a nomenclatura botânica, apresentando “alguns princípios divergentes dos seguidos no Código de Nomenclatura Botânica oficial”, ideias que “defendeu acerrimamente”.

O livro revela conhecimentos inéditos sobre a vida, a obra e método de trabalho de Gonçalo Sampaio e sobre a história da botânica em Portugal, informações que João Paulo Cabral extraiu do espólio histórico do departamento de botânica da FCUP, onde é professor. Manuscritos, documentos, instrumentos, aparelhos e exemplares históricos de herbário existentes no departamento que o autor analisou com minúcia procurando compreender a pessoa, o seu contexto familiar e social, para perceber a génese e a progressão do trabalho científico de Gonçalo Sampaio. A obra dirige-se a um público não especialista.

Notícia PJ_2009.06.03