Apresentação d' "O Livro de Francisco Rodrigues na Fundação Oriente

05.06.2008

"O Livro de Francisco Rodrigues. O Primeiro Atlas do Mundo Moderno", obra editada pela Editora da Universidade do Porto, vai ser apresentado ao público no próximo dia 26 de Junho, às 18h00, no auditório da sede da Fundação Oriente (R. do Salitre, 66-68 - Lisboa). A apresentação será feita por Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História.

«O Livro de Francisco Rodrigues» foi escrito e desenhado pelo piloto e cartógrafo Francisco Rodrigues entre 1512 e 1514 e contém um conjunto de cartas náuticas, regimentos, roteiros e desenhos panorâmicos sobre o Sudeste Asiático onde estão representadas várias ilhas que são hoje parte integrante da República da Indonésia. A obra agora publicada pela Editora UP intitulada inclui o Fac-Simile daquele Livro, cujo original se encontra depositado na Assembleia Nacional Francesa, acompanhado de um text explicativo da autoria de José Manuel Garcia e alguns mapas actuais que permitem aferir o elevado grau de percepção da realidade geográfica retratada naquelas representações.

José Manuel Garcia é doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo-se especializado no estudo de temas relativos à História dos séculos XV e XVI, com realce para as áreas dos Descobrimentos e da Cartografia. Integrou a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses é, actualmente, investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses e colaborador da Fundação Calouste Gulbenkian.

A entrada na sessão de apresentação é livre.