Notícias

216.º aniversário de Anna Atkins: promoção comemorativa

16.03.2015

Comemora-se hoje o 216.º aniversário de Anna Atkins, a botânica e fotógrafa inglesa que, percebendo o potencial da utilização da fotografia em trabalhos científicos, e recorrendo à técnica da cianotopia, publicou o primeiro livro de fotografias de que se tem conhecimento: "Photographs of British Algae: Cyanotype Impressions". Foi publicado em fascículos em 1843 e é um marco na história da fotografia. Usando amostras de algas recolhidas por si ou recebidas de outros cientistas amadores , Atkins fez as placas colocando algas molhadas diretamente sobre papel fino sensibilizado e expondo o papel à luz solar.

Para assinalar esta data, a U.Porto Edições faz hoje um desconto de 30% na compra do livro "O Lugar do Olhar - a Cianotopia no Ensino em Artes Visuais", da autoria de Joaquim Jesus, oferecendo ainda os portes de envio para Portugal Continental.
A campanha é válida para as encomendas efetuadas ao longo do dia de hoje diretamente para a U.Porto Edições, enviando um e-mail para: editup@reit.up.pt

A Cianotopia é um processo de impressão fotográfica sem câmara, em tons azuis, que produz uma imagem em ciano, descoberto em 1842 pelo cientista John Herschel.

Fonte: http://www.metmuseum.org/collection/the-collection-online/search/286656