Lançamento do livro "Medicina de Catástrofe"

27.03.2008

/noticia/imagem/21/P1010162_site.jpg

O livro "Medicina de Catástrofe – da exemplificação histórica à iatroética", da autoria de Romero Bandeira, vai ser apresentado ao público no próximo dia 27 de Maio, às 18h00, numa sessão a realizar no Salão Nobre do Hospital Militar Regional nº 1, no Porto,numa sessão de entrada livre. A apresentação da obra será feita por Nuno Grande, professor catedrático (reformado) do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto),

Numa época em que as situações de catástrofe atingem em crescendo diversos países do mundo, a obra "Medicina de Catástrofe" assume também uma actualidade crescente.

Ao longo das mais de trezentas páginas que compõem a obra, Romero Bandeira estuda a actuação da medicina em situações de catástrofe, partindo de uma análise histórica das situações vividas em diferentes períodos da vida mundial - metodologia encarada como essencial dada a impossibilidade de se ensaiarem as catástrofes -, estudo que é complementado com uma vertente de trabalho de campo. Trata-se, segundo o autor, de uma medicina com pressupostos de actuação diferenciados das restantes áreas da actuação da medicina pelo que se impõe também uma diferenciação através de estruturas sanitárias próprias e do próprio pessoal. À exigência de uma actuação clínica sui generis juntam-se, segundo Romero Bandeira, imposições éticas também sui generis aos profissionais de saúde que actuam nessas situações.

Romero Bandeira, doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Porto, é docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, onde é coordenador do mestrado em Medicina de Catástrofe e regente da cadeira de História da Medicina.