Os “Caminhos da Química” percorridos em biografia de Ferreira da Silva

01.12.2013

António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923) foi um químico reputado, reconhecido internacionalmente, e conceituado professor da Academia Politécnica do Porto, precursora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Daí que a Universidade, por ocasião das comemorações do seu centenário, tenha decido homenagear este seu antigo aluno e professor através da publicação da sua obra biográfica. O livro intitula-se “A. J. Ferreira da Silva – Nos Caminhos da Química” e foi escrito a duas mãos por Jorge Fernandes Alves e Rita Alves. Vai ser apresentado no próximo dia 9 de dezembro, às 18h30, por Henriqueta Ferreira da Silva Oliveira, descendente de António Ferreira da Silva, e Baltazar Romão de Castro, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, numa sessão a decorrer na Reitoria da Universidade do Porto.

A obra descreve minuciosamente o percurso biográfico e científico de J. A. Ferreira da Silva, enquadrando-o no contexto sociopolítico da transição dos séculos XIX-XX. Ferreira da Silva nasceu em 1853, em Cucujães, Oliveira de Azeméis. Bacharel em Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, doutorou-se, mais tarde, em Ciências Físico-Químicas (1918) e em Farmácia (1922), pelas faculdades de Ciências e de Farmácia da Universidade do Porto. Foi diretor da Faculdade de Ciências e vice-reitor da Universidade do Porto. Notabilizou-se pela sua dedicação à química laboratorial, apresentando algumas propostas ino-vadoras com repercussão internacional, nomeadamente nas áreas alimentar e toxicológica. Fundou e dirigiu o Laboratório Químico Municipal do Porto (1884-1907), popularizando a química laboratorial junto do grande público através de prestação de serviços laboratoriais especializados. Destacou-se ainda no campo didático através da edição de manuais de química que ensinaram várias gerações. A sessão de apresentação do livro terá lugar na sala da Biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto. A entrada é livre.