Lançamento do livro "A Real Escola e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto "

26.04.2013

12 de junho, às 18h30, na Reitoria da Universidade do Porto (sala da biblioteca)

O livro "A Real Escola e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto - Contributo para a História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto", da autoria de Amélia Ricon Ferraz, será apresentado no próximo dia 12 de junho, às 18h30, na Reitoria da Universidade do Porto, por Daniel Serrão.

A obra apresenta um relato histórico dos primórdios do estudo médico-cirúrgico no Porto através da história da Real Escola e da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, as duas Escolas que antecederam a atual Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A obra é enriquecida com uma seleção de imagens de instrumentos anatómicos, cirúrgicos, laboratoriais e de diagnóstico médico que testemunham o progresso científico, tecnológico e técnico nas duas escolas do Porto e integram, na sua maioria, o espólio do Museu de História da Medicina Maximiano Lemos da FMUP, cuja organização é da responsabilidade da autora. O livro foi editado pela U.Porto editorial e integra-se nas edições comemorativas do Centenário da U. Porto.

Amélia Ricon Ferraz é médica ginecologista e professora e investigadora em História da Medicina e da Museologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É diretora do Museu de História da Medicina Maximiano Lemos daquela faculdade.

A sessão de apresentação realiza-se na sala da biblioteca do edifício da Reitoria, na Praça Gomes Teixeira, no Porto. A entrada é livre.