E-book “Laboratórios de Instrumentação para Medição” recebe 1º prémio em concurso internacional

16.07.2008

/noticia/imagem/16/Pr_mio_E-learning_03_site.jpg

De entre 15 propostas apresentados, foi escolhido e-book da Editora UP para vencedor do concurso "eLearning in Praxis" na categoria "Materiais de apoio à aprendizagem online"

O e-book "Laboratórios de Instrumentação para Medição" / "Laboratories of Instrumentation for Measurement", obra multimédia bilingue editada em 2008 pela Editora da Universidade do Porto (Editora UP), foi distinguido com o primeiro prémio na 5ª edição do concurso "eLearning in Praxis" na categoria "Materiais de apoio à aprendizagem online" que galardoa um instrumento de apoio ao ensino tradicional. O concurso, que premeia as melhores soluções em eLearning, realizou-se no âmbito da 6ª Conferência Internacional sobre Tecnologias e Aplicações Emergentes em eLearning / International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA) 2008, realizada entre 10 e 13 de Outubro em Stará Lesná, na Eslováquia. "Laboratórios de Instrumentação para Medição" é um e-book inovador já que permite aos utilizadores o acesso directo ao ambiente laboratorial efectivo através de ligação remota a laboratórios reais, possibilitando desta forma um contacto com as técnicas de medição muito próximo ao de um ambiente laboratorial real.
O e-book "Laboratórios de Instrumentação para Medição", inteiramente concebido e executado na Universidade do Porto, é da autoria de Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes de Almeida, Maria de Fátima Chouzal, Joaquim Gabriel Mendes e António Mendes Lopes, docentes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ao optarem por uma edição totalmente electrónica, os autores visaram "a disponibilização mais integrada e, simultaneamente, mais harmoniosa dos diversos tipos de recursos desenvolvidos no contexto do trabalho: os textos, as imagens, os esquemas, os vídeos, as animações, as simulações e as experiências remotas", explica Maria Teresa Restivo. Garantida está também a possibilidade de impressão dos conteúdos de texto bem como a inclusão de comentários do utilizador.

O prémio "eLearning in Praxis" foi instituído com o objectivo de avaliar o nível de implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação e motivar a criação, implementação e divulgação de novas modalidades de ensino baseada em soluções de eLearning. O galardão premeia igualmente trabalhos na categoria "Cursos on-line" destinada a cursos completos.

Com a atribuição deste prémio, o primeiro e-book editado pela Editora UP converte-se também na primeira obra da editora premiada internacionalmente.