Lançamento do livro “O Lugar do Olhar”

06.02.2012

/noticia/imagem/133/Imagem_O_Lugar_do_Olhar_site.jpg

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”. É com estas palavras de José Saramago em “Ensaio sobre a Cegueira” que Joaquim Jesus inicia a obra “O Lugar do Olhar. A cianotipia no ensino em artes visuais”, na qual propõe “uma reflexão crítica sobre os processos de aprender a ver” no âmbito do ensino das artes visuais. O livro, editado pela U.Porto editorial vai ser apresentado no próximo dia 23 de fevereiro, às 18h00,na Fnac de Santa Catarina, no Porto, por José Alberto Correia, diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e Catarina Martins, professora na Faculdade de Belas Artes da U.Porto.

Considerando que os mecanismos de visão moldam a perceção daquilo que vemos e a nossa compreensão do presente, Joaquim Jesus convida-nos, neste livro, a pensar criticamente a maneira como olhamos para as coisas. O convite dirige-se particularmente aos alunos de artes visuais para os quais é essencial entender criticamente os fenómenos da visão e da perceção.

“O Lugar do Olhar” resulta de uma experiência em contexto de estágio numa escola secundária: a partir do diálogo entre uma fotografia com câmara e uma fotografia sem câmara (cianotipia) constrói-se uma alegoria que faz pensar criticamente a construção da visua¬lidade do aluno e do professor no ensino em artes visuais, bem como os efeitos desta na produção de subjetividades. Para esse efeito, a Cianotipia (procedimento fotográfico monocromático que permite obter uma cópia em cor azul) enquanto instrumento concetual deste discurso, permite abordar, através de um olhar crítico sobre o ensino das artes visuais, algumas questões “permanentes” em educação. Joaquim Jesus (1980) é licenciado em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e mestre em Ensino das Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Expõe regularmente conta já com diversos prémios na área da pintura. Atualmente é professor de Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário, e Investigador colaborador do I2ADS — Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.