Notícias

Lançamento do Livro "O Consumo para os outros."

30.05.2011

Compreender a forma como os presentes criam ou consolidam laços sociais entre as pessoas é o propósito de Alice Duarte no livro “O Consumo para os outros – os presentes como linguagem de sociabilidade”, editado pela U.Porto editorial. A obra vai ser apresentada no próximo dia 9 de Junho, pelas 18h30, no auditório da Feira do Livro do Porto, na Avenida dos Aliados, por João Teixeira Lopes, presidente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e investigador do Instituto de Sociologia da FLUP, e Nélia Dias, docente do Departamento de Antropologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Neste livro Alice Duarte analisa a relação entre consumo e sociabilidade, tentando compreender a diversidade de relações estabelecidas entre as pessoas umas com as outras através das coisas. Os bens de consumo são, pois, encarados em termos do seu desempenho enquanto complementos relacionais dos indivíduos.

“O consumo para os outros” resulta de um estudo antropológico realizado pela autora no âmbito do consumo pessoal e familiar através de uma abordagem do consumo como prática cultural. Os resultados desta investigação deram origem a um primeiro livro intitulado “Experiências de consumo: estudos de caso no interior da classe média”, no qual a autora demonstra que, ao nível do auto-consumo, as mercadorias são apropriadas e personalizadas de diversas maneiras. A atenção de Alice Duarte recai agora sobre o consumo para os outros na forma de presentes.

A entrada na sessão de apresentação é livre.