• 978-989-746-215-3_3

Lançamento do livro “Maputo. (auto)organização e forma-dinâmica urbana” - 26 de novembro

26 de novembro, 18h30
    Auditório da Casa Comum
    Reitoria da Universidade do Porto

A apresentação desta obra, da autoria de David Leite Viana, ficará a cargo de Álvaro Domingues, geógrafo, professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e investigador no grupo de pesquisa sobre Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP). Na sessão estarão presentes e intervirão, também, a Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura, U.Porto Edições e Museus, Professora Fátima Vieira, e o próprio autor.

Em Maputo. (auto)organização e forma-dinâmica urbana David Leite Viana estuda a capital moçambicana com recurso a uma nova abordagem na análise morfológica – a metodologia Trac(k)ing – e a métodos qualitativos e quantitativos que descrevem a influência da configuração urbana na vida social. A partir da questão central do livro – Como se ajustam instrumentos formais de análise urbana a processos informais de transformação da forma urbana? — surge uma abordagem à morfologia urbana que a equaciona a partir da respetiva auto-organização e forma-dinâmica, expressas no diálogo entre estruturas planeadas e contextos de informalidade.
    Neste livro o autor revela a interdependência entre atividades, tecido urbano e malha viária em novas cartografias daquela cidade, traduzindo uma visão crítica do paradigma dominante no planeamento urbano.

David Leite Viana é cofundador e coordenador científico do International Symposium Formal Methods in Architecture. Foi responsável pela direção de cursos e departamentos de arquitetura e urbanismo em diferentes escolas e liderou um grupo de pesquisa em urbanismo, ambiente e território.

A entrada é livre.

Informações adicionais:
    U.Porto Edições|220 408 068|editup@reit.up.pt

Publicado em: 13.11.2019

• 978-989-746-205-4_capa_upml_redimensionada_para_podcast

Podcasts com autores da U.Porto Edições | Jorge Mota

Ao longo desta conversa Jorge Mota, autor de Um Pouco Mais de Luz. Explicando o Eletrochoque, psiquiatra e responsável pela Unidade de Eletroconvulsoterapia do Hospital de Magalhães Lemos, debruça-se sobre esta técnica usada no tratamento de doenças mentais, enfatizando a necessidade da divulgação científica e da promoção da literacia para a saúde.
    Segundo Jorge Mota esta sua obra contribui, ainda, para a formação de técnicos e alunos, procurando esclarecer os motivos e benefícios associados ao uso da eletroconvulsoterapia.

Aceda ao podcast aqui.

Publicado em: 18.10.2019

• 978-989-746-165-1_-_redimensionada_para_podcast

Podcasts com autores da U.Porto Edições | Pedro Guedes de Oliveira

E nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, o entrevistado foi Pedro Guedes de Oliveira, antigo docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, professor emérito desta instituição e coautor de Eletrónica. Uma Visão de Projeto, juntamente com Dinis Magalhães Santos.
    Neste podcast Pedro Guedes de Oliveira aborda a utilidade de Eletrónica. Uma Visão de Projeto enquanto manual de acompanhamento letivo fundamentalmente para estudantes de eletrónica, bem como para engenheiros eletrotécnicos.

Aceda ao podcast aqui .

Publicado em: 14.10.2019

• Podcasts com autores da U.Porto Edições | João Carlos Gonçalves Serafim

Sexta-feira é dia de podcast com um dos nossos autores. Hoje, dia 4 de outubro, é a vez de João Carlos Gonçalves Serafim, autor da edição crítica Paráfrase e Concordância de Algumas Profecias de Bandarra, Sapateiro de Trancoso, de Dom João de Castro, e professor universitário e investigador do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – da Faculdade de Letras da U.Porto.

Aceda a esta entrevista e esclareça os mitos criados em torno da figura de Dom João de Castro aqui.

Publicado em: 04.10.2019

• Img_2955_topo

U.Porto Edições na Feira do Livro do Porto 2019 - galeria de imagens

No final de mais uma edição da Feira do Livro do Porto, o saldo é muito positivo para a U.Porto Edições. O número de visitantes foi significativo, o volume de vendas superior aos anos transatos e as sessões de autógrafos com alguns dos seus autores acolheram a aceitação do público.
    Reveja na galeria abaixo diversos momentos registados durante a Feira.

Publicado em: 30.09.2019