Jogos Desportivos Coletivos

ensinar a jogar

Fernando Tavares (ed.)

Faculdade de Desporto da U. Porto (FADEUP), 2013

Os jogos desportivos coletivos constituem uma parte importante da atividade desportiva de crianças, jovens e adultos. No entanto, o seu potencial formativo dá sinais de estar a ser subaproveitado ou, em certos casos, completamente desvirtuado. Por isso, faz sentido renovar as propostas de ensino dos jogos, reestruturar as práticas, respondendo a uma necessidade de resgatar o seu valor educativo. Por conseguinte, são fatores estratégicos que determinam o debate sobre a questão da continuidade ou rutura quanto aos modelos de ensino, às formas e conteúdos das atividades de aprendizagem, treino e competição desportiva;quanto aos contornos da relação pedagógica, na escola, no clube, onde quer que o jogo seja ensinado e praticado. É neste contexto que se insere o conteúdo da presente obra, lançando um convite à renovação das práticas de ensino dos jogos desportivos coletivos e fazendo um renovado apelo à compreensão do jogo e ao "saber" ensinar o jogo.

ÍNDICE:

Prefácio
Hermínio Barreto

  1. Modelos e conceções de ensino dos jogos desportivos
    Amândio Graça e Isabel Mesquita

  2. A atividade decisional do jogador nos jogos desportivos coletivos
    Fernando Tavares e Filipe Casanova

  3. Modelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: conceção, metodologia, estratégias pedagógicas e avaliação
    Isabel Mesquita, José Afonso, Patrícia Coutinho e Rui Araújo

  4. Proposta metodológica de ensino no andebol
    Luísa Estriga e Ireneu Moreira

  5. O ensino do basquetebol
    Amândio Graça, Eduardo Santos, Américo Santos e Fernando Tavares

  6. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol
    Júlio Garganta, José Guilherme, Daniel Barreira, João Brito e António Rebelo

  7. Proposta didático-metodológica para o ensino do jogo de futsal
    José Guilherme e Jorge Braz

Ano de Edição:
2013

ISBN 13:
978-972-8687-60-1