Os jogos desportivos coletivos constituem uma parte importante da atividade desportiva de crianças, jovens e adultos. No entanto, o seu potencial formativo dá sinais de estar a ser subaproveitado ou, em certos casos, completamente desvirtuado. Por isso, faz sentido renovar as propostas de ensino dos jogos, reestruturar as práticas, respondendo a uma necessidade de resgatar o seu valor educativo. Por conseguinte, são fatores estratégicos que determinam o debate sobre a questão da continuidade ou rutura quanto aos modelos de ensino, às formas e conteúdos das atividades de aprendizagem, treino e competição desportiva;quanto aos contornos da relação pedagógica, na escola, no clube, onde quer que o jogo seja ensinado e praticado. É neste contexto que se insere o conteúdo da presente obra, lançando um convite à renovação das práticas de ensino dos jogos desportivos coletivos e fazendo um renovado apelo à compreensão do jogo e ao "saber" ensinar o jogo.
ÍNDICE:
Prefácio
Hermínio Barreto
Modelos e conceções de ensino dos jogos desportivos
Amândio Graça e Isabel MesquitaA atividade decisional do jogador nos jogos desportivos coletivos
Fernando Tavares e Filipe CasanovaModelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: conceção, metodologia, estratégias pedagógicas e avaliação
Isabel Mesquita, José Afonso, Patrícia Coutinho e Rui AraújoProposta metodológica de ensino no andebol
Luísa Estriga e Ireneu MoreiraO ensino do basquetebol
Amândio Graça, Eduardo Santos, Américo Santos e Fernando TavaresFundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol
Júlio Garganta, José Guilherme, Daniel Barreira, João Brito e António RebeloProposta didático-metodológica para o ensino do jogo de futsal
José Guilherme e Jorge Braz