• ESC35

Educação, Sociedade & Culturas, nº 35

Gender, education and social justice: Linking theories, methods, practices and agendas

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2012

A Educação, Sociedade & Culturas (ESC) é uma revista académica com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto.Pretende-se com a publicação desta revista divulgar o conhecimento produzido por investigadores nos campos das ciências da educação e das ciências sociais e humanas, proporcionar um espaço de debate de ideias em torno de problemáticas educativas relacionadas com exclusão, desigualdade e injustiça social; promover uma análise crítica das políticas e das práticas realizadas no campo socioeducativo.

Artigos

Gender doesn’t matter: Why women and gender are ignored in research on elementary level teachers (and what it will cost us) - Christine A. Mallozzi & Sally Galman

Sex education and views of young people on gender and sexuality in portuguese schools - Sofia Santos, Laura Fonseca & Helena C. Araújo

Perceptions and attitudes of senior managers toward gender in academia: A comparative study from Portugal and Turkey - Teresa Carvalho, Özlem Özkanl & Maria de Lourdes Machado-Taylor

(Re)constructing femininities and masculinities: Northern portuguese students speak about their lives, desires and dreams - Eunice Macedo

Gender violence and leisure in Spain: Looking for new ways in educational research - Tania Merelas Iglesias & Ana Sánchez Bello

Reflecting on an academic practice to boost gender awareness in future schoolteachers - Barbara Biglia & Anna Velasco

Gender in children’s fantasies - Lucie Jarkovská

Communication interculturelle: Exemples de rhétorique et de pragmatique culturelles - Claire Chaplier

Arquivo

Descentrando a teoria de género dominante: Implicações para a pesquisa educacional - Shailaja Fennell & Madeleine Arnot

Recensões

Cuidar a democracia, cuidar o futuro - Fátima Grácio (Org.). Por Isabel Menezes

O currículo do ensino básico em Portugal: Políticas, perspetivas e desafios - Preciosa Fernandes. Por Carlinda Leite

(D)enunciar a autonomia: Contributos para a compreensão da génese e da construção da autonomia escolar - Elisabete Ferreira. Por Fernanda Martins

Ano de Edição:
2012