Educação, Sociedade & Culturas, n.º5

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 1996

ÍNDICE

EDITORIAL

ARTIGOS
Um contributo para a história do processo de escolarização da sociedade portuguesa na transição do Antigo Regime - Justino Magalhães
Ritmos e formas de alfabetização da população portuguesa na transição de século: oque nos mostram os censos populacionais compreendidos entre os anos de 1890 e 1930 - António Candeias
Fugirás à escola para trabalhar nas artes fabris – escolaridade obrigatória e condição social no Porto de finais do século XIX - Luís Grosso Correia
Vantagens da Instrução e do trabalho. “Escola de massas” e imagens de uma educação “colonial portuguesa” - João Carlos Paulo
A escolarização do doméstico. A construção de uma escola técnica feminina (1946-1970) - Guacira Lopes Louro & Dagmar Meyer
Precocidade & retórica na construção da escola de massas em Portugal - Helena Costa Araújo

DIÁLOGOS SOBRE O VIVIDO
Memórias da escola (organização de Helena Costa Araújo & António Candeias; comentários de Irene Cortesão e de António Nóvoa)

ARQUIVO
Valores feministas e educação democrática: repensar a igualdade e a diferença - Madeleine Arnot

RECENSÕES
António Nóvoa, Marc Depaepe & Erwin V. Johanningmeyer (Orgs.), The colonial experience in education: historical issues and perspectives, Pedagogica Historica: International Journal of History of Education, Suplementary series Vol. I. (recensão de António M. Magalhães)
António Candeias, Educar de outra forma – a Escola Oficina Nº 1 de Lisboa (recensão de Stephen R. Stoer)

Ano de Edição:
1996