• ESC8

Educação, Sociedade & Culturas, n.º8

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 1997

ÍNDICE

EDITORIAL

ARTIGOS
A oralidade e a escrita na construção do social - Raúl Iturra
“Mesmo nos concursos a gente aprende coisas”. Televisão e escola – um conflito de universos e discursos - Maria José Metello de Seixas
O uso racionalizado da cultura: o caso da relação entre a consciência metafonológica e a aquisição da leitura - Ana Paula Vale & Telmo Caria
Acerca da educação linguística – objectivos, conteúdos e contextos de realização - Rui Vieira de Castro
Da antropologia da escrita à literacia. Algumas reflexões sobre o estudo nacional de literacia - Filipe Reis

DIÁLOGOS SOBRE O VIVIDO
Comunicação-escola-família: qual o papel da oralidade e da escrita (organização de Luiza Cortesão & Stephen R. Stoer; comentário de Dulce de Costa Pereira)

ARQUIVO
A rebelião romântica da antropologia contra o iluminismo, ou de como há mais coisas no pensamento para além da razão e da evidência - Richard A. Shweder

RECENSÕES
Augusto Santos Silva, Tempos cruzados. Um estudo interpretativo da cultura popular (resposta do autor às recensões de Telmo Caria e de João Arriscado Nunes)
Ian Hunter, Rethinking the school: subjectivity, bureaucracy, criticism (recensão de Tomaz Tadeu da Silva)

Ano de Edição:
1997