Índice
EDITORIAL
PREFÁCIO AO DOSSIER TEMÁTICO
Trabalho na educação: Configurações de um campo de reflexão e investigação
Amélia Lopes, José Alberto Correia e Bernard Charlot
ARTIGOS
A condição do trabalho e a mudança educativa
Leopoldo Mesquita
Formação humana e educação profissional: Diálogos possíveis
Maria Clara Bueno Fischer & Naira Lisboa Franzoi
A mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios: O caso dos estágios e da licenciatura em Ciências da Educação na Universidade do Porto
Henrique Vaz
Promoting professional freedom: Public preschools dealing with the market
Marie Karlsson, Annica Löfdahl & Héctor Pérez Prieto
Governo da infância e profissionalidade docente: Narrativas em formação inicial de professores
Fátima Pereira
Formação de professores para a educação profissional de jovens e adultos no Brasil: Novas relações com o saber, novo campo de trabalho na educação
Vera Bueno Fartes & Cassia Brandão Gonçalves
A formação docente e a sua constituição multifacetada
Maria Aparecida Aguiar & Nilcéa Lemos Pelandré
OUTROS ARTIGOS
No trajecto das racionalidades decisórias da organização escolar
Maria João de Carvalho
DIÁLOGOS SOBRE O VIVIDO
O professor em ensino de artes visuais
Joaquim Jesus
Comentário de Manuela Terrasêca e José Paiva - Contributos da auto-reflexão e da escrita na formação de professores
ARQUIVO
Da intervenção comunitária à mediação comunitária
Manuel Matos
RECENSÕES
Entre a vida e a escola: Um tempo para pensar a tensão da relação – Manuel Matos (recensão de João Caramelo)
Alguns comentários sobre conhecimento e o currículo – Michael Young (recensão de António Flávio Moreira)