• ESC 29

Educação, Sociedade & Culturas, n.º 29

Trabalho na Educação

José Alberto Correia (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2009

Índice

EDITORIAL

PREFÁCIO AO DOSSIER TEMÁTICO

Trabalho na educação: Configurações de um campo de reflexão e investigação
Amélia Lopes, José Alberto Correia e Bernard Charlot

ARTIGOS
A condição do trabalho e a mudança educativa
Leopoldo Mesquita
Formação humana e educação profissional: Diálogos possíveis
Maria Clara Bueno Fischer & Naira Lisboa Franzoi

A mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios: O caso dos estágios e da licenciatura em Ciências da Educação na Universidade do Porto
Henrique Vaz

Promoting professional freedom: Public preschools dealing with the market
Marie Karlsson, Annica Löfdahl & Héctor Pérez Prieto

Governo da infância e profissionalidade docente: Narrativas em formação inicial de professores
Fátima Pereira

Formação de professores para a educação profissional de jovens e adultos no Brasil: Novas relações com o saber, novo campo de trabalho na educação
Vera Bueno Fartes & Cassia Brandão Gonçalves

A formação docente e a sua constituição multifacetada
Maria Aparecida Aguiar & Nilcéa Lemos Pelandré

OUTROS ARTIGOS
No trajecto das racionalidades decisórias da organização escolar Maria João de Carvalho

DIÁLOGOS SOBRE O VIVIDO
O professor em ensino de artes visuais
Joaquim Jesus

Comentário de Manuela Terrasêca e José Paiva - Contributos da auto-reflexão e da escrita na formação de professores

ARQUIVO
Da intervenção comunitária à mediação comunitária
Manuel Matos

RECENSÕES
Entre a vida e a escola: Um tempo para pensar a tensão da relação – Manuel Matos (recensão de João Caramelo)

Alguns comentários sobre conhecimento e o currículo – Michael Young (recensão de António Flávio Moreira)

Ano de Edição:
2009