Educação, Sociedade & Culturas, n.º12

Multiculturalismo, eis a questão! (número temático)

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 1999

Índice

EDITORIAL

ARTIGOS
Será que o multiculturalismo é a resposta - Michel Wieviorka
Jazz e multiculturalismo - David Rodrigues
Desporto, multiculturalismo e educação: do desporto na escola para o desporto da escola - Marco Paulo Stigger
Desde a devoção como um jogo até à reprodução da norma social - J. M. Valcuende del Rio
A casa é para as raparigas, os rapazes são para trabalhar fora! A diferenciação sexual do trabalho das crianças camponesas e a construção da identidade de rapazes e raparigas - Graça Alves Pinto Da multiculturalidade à educação intercultural: a Antropologia da educação na formação de professores - Ricardo Vieira

DIÁLOGOS SOBRE O VIVIDO
Os quotidianos das crianças e a televisão (organização de Manuela Ferreira & Manuel Pinto; comentários de Manuel Pinto, Sara Pereira, Isabel Alves Costa e Manuela Ferreira)

ARQUIVO
Marie-Louise Bastin: “Uma Tshokwe que se ignora?” (entrevista e organização de Henrique Gomes de Araújo)

RECENSÕES
Xavier Bonal & Xavier Rambla, A importância da reflexividade na Sociologia da Educação, Educação, Sociedade & Culturas, 9 (recensão de Telmo Caria)
Xavier Bonal & Xavier Rambla, A importância da reflexividade na Sociologia da Educação, Educação, Sociedade & Culturas, 9 (réplica de Xavier Bonal & Xavier Rambla a Telmo Caria)
Cartas (imaginárias) entre Simone de Beauvoir e Anthony Giddens (trabalho realizado por António Pinto & Clementina Sousa)
Almerindo Janela Afonso, Políticas educativas e avaliação educacional. Para uma análise sociológica da reforma educativa em Portugal (1985-1995) - Tese de Doutoramento (recensão de Licínio C. Lima)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
1999