Educação, Sociedade & Culturas, n.º 14

Metodologias qualitativas de investigação em educação (número temático)

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2000

Índice

EDITORIAL

ARTIGOS
O multiculturalismo interno e externo em Espanha: funções de legitimação e recontextualização educativa - Xavier Bonal
Nós e os outros - Raúl Iturra
O ritmo de um cortador de relva: entre o “estar lá” e o “estar aqui”, o “estar com” – dilemas e complexidades da etnografia em caminhos pós-modernos de mutivocalidade - Teresa Vasconcelos
Problemas no estudo etnográfico e objectos fluidos – Os casos do sentimento de insegurança e de exclusão social - José Luís Fernandes & Maria do Carmo Carvalho
A mediação intercultural no debate sobre a relação entre ciência e acção social - Telmo Humberto Caria
Antropologia da literatura. A multiculturalidade num corpus literário português - Luís Souta
A escola no mundo rural: contributos para a construção de um objecto de estudo - Rui Canário

ARQUIVO
Paulo Freire e a crise da modernidade - Manuel A. Vasquez

RECENSÕES
Stephen R. Stoer & Luiza Cortesão, Levantando a pedra. Da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização (recensões de Raúl Iturra e de Manuel Carlos Silva)
Licínio Lima, Organização escolar e democracia radical. Paulo Freire e a gopvernação democrática da escola pública (recensão de Cecília Santos)
José Alberto Correia, Os “lugares comuns” na formação de professores José Alberto Correia, Amélia Lopes & Manuel Matos, Formação de professores – da racionalidade instrumental à acção comunicacional(recensões de Marianne Lacomblez)
Henrique G. Araújo, Ética, economia e educação. Ensaios sobre o vinho do Porto (recensão de Cristina Rocha)
O projecto de gestão flexível do currículo: mais um contributo para o debate (comentário ao tema central do nº 13 da ESC por Ariana Cosme)

Ano de Edição:
2000