Educação, Sociedade & Culturas, n.º 13

Gestão flexível dos currículos (número temático)

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2000

Índice
EDITORIAL
ARTIGOS
Especialização docente e administração das escolas. Análise das dimensões da especialização docente e problematização da sua articulação com a administração das escolas - João Formosinho
Identidades profissionais no 1º CEB: as fontes do nosso (des)contentamento - Amélia Lopes & Agostinho Ribeiro
Questões centrais no estudo das culturas profissionais dos professores: uma síntese crítica da bibliografia - Jorge Ávila de Lima
O papel mediador da cultura na aprendizagem da matemática na perspectiva de Vygotsky - Guida de Abreu
Do confronto de culturas às relações interculturais - Natércia Alves Pacheco
DIÁLOGOS SOBRE O VIVIDO
A gestão flexível do currículo: práticas e atitudes em confronto e análise (organização de Ricardo Vieira e Graça Sampaio; comentários de José Brites Ferreira, Luísa Alonso, Graça Sampaio, Isabel Pereira e Ricardo Vieira)
ARQUIVO
Sobre o etnocentrismo: uma resposta a Clifford Geertz - Richard Rorty
RECENSÕES
Manuel Matos, Teorias e práticas da formação. Contributos para a reabilitação do trabalho pedagógico (recensão de F. Cabral Pinto)
Stephen R. Stoer & Luiza Cortesão, “Levantando a pedra”. Da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização (recensão de António M. Magalhães)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2000