• ESC_n.15

Educação, Sociedade & Culturas, n.º 15

Análise das políticas educativas numa época de globalização

Stephen R. Stoer

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2000

ÍNDICE

Editorial

Artigos
Das pedagogias aos conhecimentos (Basil Bernstein; apresentação de Ana Maria Morais) A construção científica do político em educação (José Alberto Correia)
Mapeando decisões no campo da educação no âmbito do processo da realização das políticas educativas(Luiza Cortesão, António M. Magalhães & Stephen R. Stoer)
Da presença de um vector neoconservador e restauracionista na reforma educativa portuguesa dos anos 80-90(Paulo Torres Bento)
O que diz a comunidade? A extensão universitária vista pelos actores externos (um estudo de caso) (Armando Loureiro & Artur Cristóvão) Os excluídos da escrita escolar. Outras razões para o João(zinho) (não) saber escrever (Maria Luísa Álvares Pereira)
Regulação e risco na governação da educação. Gestão dos problemas de legitimação e coesão social em educação nos estados competitivos(Susan Robertson & Roger Dale)

Diálogos sobre o vivido
Experiências do Vivido... através da literatura portuguesa: escolas e multiculturalidades (coordenação de Luís Souta; comentários de Luís Souta, Carlos Cardoso e Ruben Cabral)

Arquivo
Breve contextualização de uma passagem de Cours de Philosophie Positive Vol. I (Raúl Iturra)

Recensões
Debate: O conceito de cultura aplicado à análise dos grupos profissionais – interrogações e comentários (Telmo H. Caria)
Cultura profissional e colegialidade: uma resposta a Telmo H. Caria (Jorge Ávila de Lima)
Os professores em tempos de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na Idade Pós-moderna - Andy Hargreaves(Margarida Fernandes)
Pioneiras na educação. As professoras primárias na viragem do século, 1870-1933 - Helena Costa Araújo (Fernanda Henriques)
_Cadernos de Educação (recensões de António Magalhães, Orquídea Coelho, Ariana Cosme, Manuela Ferreira e João Caramelo; org. de Helena Costa Araújo e Maria José Magalhães),

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2000