• ESC_16

Educação, Sociedade & Culturas, n.º16

Emancipação e regulação na educação

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2001

Índice

Editorial

Artigos
Movimentos utópicos da contemporaneidade: diálogo com Boaventura Sousa Santos - Aldaíza Sposati
Desafios à educação intercultural no Brasil - Reinaldo Fleuri
Etnicidade e classes sociais – em torno do valor heurístico da conceptualização da etnia como categoria social - Maria José Casa-Nova
Tecnologias de governo da população escolar: as tecnologias da autonomia e a nova subjectividade escolar - Rui Gomes
Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? - Roger Dale

Diálogos sobre o vivido
Investigação etnográfica em territórios psicotrópicos: notas de terreno e comentário (organização de José Luís Fernandes & Tiago Neves; comentário de Miguel Chaves)

Arquivo
Mapeando a educação comparada depois da pós-modernidade - Rolland G. Paulston

Recensões
Laura Fonseca, Culturas juvenis, percursos femininos: experiências e subjectividades na educação das raparigas (recensões de Conceição Rocha e de Paula Sousa)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2001