• ESC n.º17

Educação, Sociedade & Culturas, n.º 17

"Crescer e aparecer” ou... para uma sociologia da infância

Stephen R. Stoer

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2002

ÍNDICE

Editorial

Artigos
Infância, exclusão social e educação como utopia realizável (Manuel Jacinto Sarmento)
“O que as estatísticas nos ‘contam’ quando as crianças são contadas” ou... as crianças nas estatísticas oficiais e a infância como construção social, Portugal, 1875-1925 (Cristina Rocha, Manuela Ferreira & Tiago Neves)
Infância e educação: delimitações de um campo de pesquisa (Eloísa Acires Candal Rocha)
E... depois da “paixão”? Contributo para a análise sociológica das políticas de educação pré-escolar em Portugal (Maria Emília Vilarinho)
A reprodução interpretativa no brincar ao "faz-de-conta" das crianças (William A. Corsaro)
A epistemologia da infância – Ensaio de Antropologia da Educação (Raúl Iturra)

Diálogos sobre o vivido
“As Fitas da Infância” ou ... Dialogando a partir de Imagens Cinematográficas de Crianças (organização de Manuela Ferreira, João Caramelo, M.ª José Araújo & Humberto Lopes)

Arquivo
Constituindo a criança (Chris Jenks)

Recensões
Graça Alves Pinto, O trabalho das crianças. De pequenino é que se torce o pepino (e o destino) (recensão de João Caramelo)
Maria Emília Vilarinho, Políticas de educação pré-escolar em Portugal (1977-1997) (recensão de Preciosa Fernandes)
Manuel Pinto, A televisão no quotidiano das crianças (recensão de Rita Cabral & Conceição Ventura)
Teresa Vasconcelos, "Ao redor da mesa grande", a prática educativa de Ana (recenseado por Elsa Rocha, Dulce Abreu & Manuela Ferreira)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2002