• ESC_nº18

Educação, Sociedade & Culturas, n.º 18

Repensar a escola – Que lugar da escola na chamada sociedade cognitiva

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2002

ÌNDICE

Editorial

Artigos
O que é a sociedade da informação (Manuel Matos)
A nova classe média e a reconfiguração do mandato endereçado ao sistema educativo (António M. Magalhães & Stephen R. Stoer)
Versão forte ou versão matizada das teorias da reprodução cultural? Uma discussão (Sérgio Grácio)
E a escola? (Rosa Soares Nunes)
Literacia, média e cognição: algumas observações (Filipe Reis)
Culturas orais e língua escrita: três retratos três por quatro (João Wanderlei Geraldi)
A aprendizagem cooperativa numa pós-modernidade crítica (Nuno Bessa & Anne Marie Fontaine)

Diálogos sobre o vivido
Debate entre Telmo H. Caria e Rui Gomes
Dos dualismos de sentido aos usos sociais das teorias educativas (Telmo H. Caria)
Tecnologias e discursos da autonomia: a regularidade a várias vozes (Rui Machado Gomes)

Recensões
António M. Magalhães & Stephen R. Stoer, A escola para todos e a excelência académica (recensões de Maria José Araújo e de Carlos Machado)
António Teodoro, Política educativa em Portugal. Educação, desenvolvimento e participação política dos professores (recensão de Stephen R. Stoer)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2002