• ESC_n.º19

Educação, Sociedade & Culturas, n.º19

Sobre Pierre Bourdieu e Basil Bersnstein

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2003

ÍNDICE

Editorial

Artigos
Sociologia da Pedagogia de Basil Bernstein. Diálogos femininos e elaborações feministas (Madeleleine Arnot)
Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos (Ana Maria Morais & Isabel Pestana Neves)
Eternizando o arbitrário: o legado profano de Pierre Bourdieu (Karl Maton)
Escola, desigualdades sociais e democracia: as classes sociais e a questão educativa em Pierre Bourdieu (José Manuel Mendes & Ana Maria Seixas)
Bourdieu, crítico de Foucault (Gustave Callewaert)

Diálogos sobre o vivido
Aquele que morreu interpela-vos. Homenagem póstuma a Pierre Bourdieu (1930-2002) – sessão de homenagem realizada na Faculdade de Letras da UP no dia 31 de Janeiro de 2002 (testemunhos de João Teixeira Lopes, José Madureira Pinto, Rosa Nunes, Stephen R. Stoer e Ana Teixeira, Hugo Dias & José Soeiro)

Arquivo
Desafios para o ensino/aprendizagem de línguas e culturas estrangeiras em Portugal (Manuela Guilherme)

Recensões
Ricardo Vieira, Histórias de vida e identidades, professores e interculturalidade (ensaio recensão de Brian O’ Neill e recensão de Pedro Silva)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2003