• ESC_nº21

Educação, Sociedade & Culturas, n.º 21

Educação e ambiente: temas transversais

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2003

Editorial

Artigos
Economia, política e desenvolvimento sustentável. Os desafios da crise global e social do ambiente (Viriato Soromenho-Marques)
Ciência, sociedade e ambiente. A transdisciplinariedade como desafio epistemológico (Maria Manuel Araújo Jorge)
Ética ambiental e educação. Considerações sobre o sujeito moral (Marina Lencastre)
Ecologia e ambiente. Contribuições da ciência ecológica para a compreensão da crise ambiental (Paulo Santos)
Factores ecossociais do sentimento de insegurança (Luís Fernandes)
Espaço urbano e meio ambiente: duas abordagens (Tiago Neves)
Ambiente e transversalização curricular, potencialidades e limites da educação ambiental na escola (Isabel Menezes) A educação ambiental em Portugal: raízes, influências, protagonistas e principais acções (Joaquim Ramos Pinto)

Diálogos sobre o vivido

Arquivo
Como se podem pensar hoje as relações entre o Ser Humano e a Natureza (Catherine Larrière)

Recensões
David W.ORR, Ecological literacy, education and the transaction to a post-modern world (recensão de Marina Lencastre)
Simon Swaffield, Theory in landscape architecture: a reader (recensão de Paulo Farinha Marques) Bruno Latour, Politiques de la nature. Comment faire entrer les sciences en démocratie (recensão de Marina Lencastre)
Djorn Lomborg, The skeptical environmentalist. Measuring the real state of the world (recensão de Rui Marcelino Leal)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2003