Educação, Sociedade & Culturas, n.º 22

Formação, identidades e práticas profissionais

Stephen R. Stoer (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2004

ÍNDICE

Editorial

Artigos
Educação, trabalho: problemáticas contemporâneas convergentes (Bernard Charlot)
A racionalidade compósita como modelo de análise das práticas de formação contínua (Manuel Matos & João Caramelo)
A avaliação da UPP: pistas para a biografia institucional de um associativismo militante (Natércia Pacheco, Manuela Terrasêca, Teresa Medina & Cristina Nogueira)
As narrativas de inserção dos jovens de baixo nível escolar (Claude Dubar)
Ensaio(s) de autoformação por uma escrita colectiva (Sara Canelhas & Paulo Nogueira)
Escritos de trabalho e construção social da acção educativa institucional: (e)feitos de um processo de investigação-acção (Amélia Lopes & Fátima Pereira)
A autonomia da escola pública: a lenda da estátua com pés de barro (Elisabete Ferreira)
Formação de surdos: ao encontro da legitimidade perdida (Orquídea Coelho, Eduardo Cabral & Maria do Céu Gomes)
Da reinvenção do modo de educação escolar à reinvenção da profissão de professor: contributo para um debate acerca do mal-estar docente (Ariana Cosme)

Diálogos sobre o vivido
Reflexão sobre a experiência de participação na elaboração de um jornal escolar (organização de Humberto Lopes & Maria José Araújo)

Arquivo
A evolução pedagógica em França (Émile Durkheim)

Recensões
Agostinho Ribeiro, O corpo que somos – aparência, sensualidade, comunicação (recensão de Manuel Matos)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2004