Educação, Sociedade & Culturas, n.º23

Caminhando para uma cidadania multicultural – Paulo Freire

José Alberto Correia (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2005

ÍNDICE

Editorial

Artigos
A linguagem em Paulo Freire (João Wanderley Geraldi)
A pretexto da conferência de Wanderley Geraldi “A linguagem em Paulo Freire” (Rosa Nunes)
Paulo Freire e a “conscientização” na transição pós-moderna (Afonso Celso Scocuglia)
Informação, conhecimento e sociedade em rede: que potencialidades? (Moacir Gadotti)
Contributo para a discussão sobre cidadania multicultural (Paul Taylor)
Cidadania e educação: adaptação ao mercado competitivo ou participação na democratização da democracia (Licínio C. Lima)
Intercultura e educação (Reinaldo Matias Fleuri)
Multiculturalidade na educação (José Eustáquio Romão)
A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade (Boaventura de Sousa Santos)

Arquivo
Pedagogia do oprimido versus pedagogia dos conteúdos (Tomaz Tadeu da Silva)

Diálogos sobre o vivido
Diálogos entre Sérgio Guimarães e Paulo Freire (Paulo Freire & Sérgio Guimarães)

Recensões
Paulo Freire, Educação como Prática da Liberdade (recensão de Alberto Melo)

Consulte o texto integral

Ano de Edição:
2005