• ESC_27

Educação, Sociedade & Culturas, 27

Jovens, Percursos e transições em instituições e comunidades educativas

José Alberto Correia (dir.)

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2008

ÍNDICE

Editorial

Prefácio ao dossier temático
Jovens, Percursos e transições em instituições e comunidades educativas: uma revisitação na Grã-Bretanha e em Portugal (Helena C. Araújo e Paul Willis)

Artigos
Jovens, alunos, ensino secundário: Um mundo crescente de contradições (Manuel Matos)
Estratégias juvenis para “fintar” fragilidades: A construção da pertença a uma casa da juventude no norte de Portugal (Sofia Marques da Silva)
Transições à entrada do século XXI: Percursos e biografias escolares de jovens ciganas e payas, em busca de projectos para si próprias (Laura Fonseca)
Educação para o directo e mediação de conflitos (Tiago Neves)
O mundo social da escola e as trajectórias sociais da juventude (Piotr Mikiewicz)
Os sítios de educação e socialização juvenis: Experiências e representações num contexto não-escolar (José Augusto Palhares)
Estudos sorbe jovens e juventude: Diferentes percursos refletidos na produção científica brasileira (Maria Cristina Hayashi, Carlos Roberto Hayashi e Clauda Maria Martinez)

Diálogos Sobre o Vivido
As marcas da pobreza na infância e na juventude: A situação de risco entre expectativas e atendimento escolar (org. de Ana Paula Ferreira da Silva; comentário de Maria Luísa Alvares Pereira e José Alberto Correia)

Outros Artigos
Interdisciplinaridades, pesquisa e formação de trabalhadores: As interações entre o mundo do trabalho e o da educação (Rafael Rodrigo Mueller, Lucidio Bianchetti e Ari Paulo Jantsch)
Educação formal de adultos e cidadania: Contributos da educação ambiental para percursos de participação e inclusão (Conceição Courela e Margarida César)

Arquivo
Manifesto pela etnografia (Paul Willis e Mats Trondman)

Recensões
Justiça social e educação: Vozes, silêncios e ruídos na escolarização de raparigas ciganas e payas. Por Laura Fonseca (recensão de Fernanda Henriques)
Entre educativo e penitenciário: Etnografia de um centro e internamento de menores delinquentes. Por Tiago Neves (recensão de Luís Fernandes)
Juventudes e inserção profissional. Por Natália Alves (recensão de Sofia Marques da Silva)

Ano de Edição:
2008