• Políticas educativas

Políticas educativas e dinâmicas curriculares em Portugal e no Brasil

Alice Casimiro Lopes

Carlinda Leite

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2008

O livro é constituído por textos que analisam e procuram compreender, do ponto de vista curricular, os sentidos conferidos, na actualidade, aos fenómenos que decorrem dos crescentes processos de globalização, das mudanças sociais que têm ocorrido e dos “novos” mandatos atribuídos à educação. Conclui-se que as reformas curriculares das duas últimas décadas se têm pautado pela reconfiguração do modelo de escola e da formação de um novo cidadão, entendido como aquele que deve ser socializado no interior de um espaço pedagógico ressignificado e de uma nova cultura escolar. Ou seja, constata-se a necessidade de reequacionar a complexidade que atravessa as questões curriculares na construção de uma nova ordem social e económica marcada pela aceleração das mudanças sociais, tecnológicas e culturais e de uma nova concepção de Estado e de relações entre o global e o local.

Ano de Edição:
2008

ISBN 13:
978-972-8082-83-3