De uma escola a outra:

temas para pensar a formação inicial de professores

Amélia Lopes

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), 2007

Este livro resulta do trabalho de reflexão e discussão que acompanhou o desenvolvimento de pesquisas desenvolvidas pelos autores sobre a construção da primeira identidade profissional dos professores através da formação inicial. No percurso, eram inúmeras as questões apelativas que, suscitadas pelos dados e os métodos que permitiam aceder-lhes, colocavam o pensamento sobre os professores e a sua primeira formação num campo mais alargado de dimensões a necessitarem de aprofundamento ou de tomadas de posição. Conscientes da importância dessas questões para pensar a formação inicial de professores, "abrimos" um "seminário permanente" com vista à apresentação e discussão de textos elaborados pelos participantes (onde se incluíram colegas de outras escolas e universidades, portuguesas e estrangeiras) sobre cada uma das dimensões. Fizemos, assim, um caminho de uma formação a outra, de uma escola a outra...

Ano de Edição:
2007

ISBN 13:
978-972-36-0900-4