Ciências Exatas e Naturais

  • Luis Inacio Woodhouse (1857-1927). O Professor e a sua Obra

    Maria do Céu Silva

    Maria Luísa Magalhães

    U.Porto Edições,2018

    Este livro dá a conhecer uma figura incontornável do Ensino da Matemática no Porto, Luis Inacio Woodhouse. Durante mais de quarenta anos, Luis Woodhouse teve uma carreira académica e científica preenchida. Como professor na Academia Politécnica do Porto, e, depois, na FCUP, aliou à docência o desempenho de diversos cargos que permitem apreciar a sua versatilidade e competência. Além das instituições de ensino já citadas, duas outras beneficiaram das suas capacidades científicas e pedagógicas, o Instituto Industrial e Comercial do Porto e o Instituto Superior de Comércio do Porto. A sua contribuição para a melhoria do ensino matemático foi relevante em todos os graus de ensino desta disciplina: elaborou propostas de projetos de reforma curricular no ensino superior, foi júri e relator de exames liceais, teve um papel de destaque na Junta Escolar. No campo científico produziu trabalhos de Matemática e de História da Matemática, que lhe abriram as portas à Academia de Ciências de Lisboa, da qual foi membro correspondente. Um professor exigente, afável e justo, assim o reconhecem colegas e alunos.

  • Ondas e Meios Contínuos - 2.ª ed.

    José Machado da Silva

    U.Porto Edições,2017

    Neste livro são estudadas ondas em cordas, em membranas, em barras, ondas sonoras, ondas em fluidos e ondas eletromagnéticas. É feita uma introdução prévia às vibrações de partículas, fundamental na análise da fenomenologia das ondas. Capítulos sobre Elasticidade, Hidrostática, Hidrodinâmica e Eletromagnetismo, complementados com Apêndices, mostram que o formalismo matemático subjacente é idêntico, introduzindo também uma física básica necessária para uma melhor compreensão do fenómeno de propagação de ondas em meios físicos de diferente natureza. Problemas de dificuldade crescente são sugeridos no fim de cada capítulo; as respetivas soluções são apresentadas num dos últimos capítulos. O livro destina-se a alunos universitários de Ciências e Engenharia com conhecimentos sólidos de Análise Matemática.

  • Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea

    Orfeu Bertolami

    Jorge Páramos

    U.Porto Edições,2016

    A Cosmologia é uma das mais pujantes áreas da investigação da Física contemporânea. Mobiliza vastos recursos teóricos e experimentais: estes materializam-se em missões espaciais, programas observacionais que visam compilar catálogos astronómicos com uma extensão jamais vista, e recursos de computação e simulação que estão no limite das capacidades hodiernas em termos de complexidade, armazenamento e manipulação de dados. Esta riqueza de implicações só é possível graças à maturidade teórica que a Cosmologia atingiu nas últimas décadas. Nesta breve introdução à Cosmologia Contemporânea, os aspetos observacionais e teóricos mais salientes da ciência do Universo são descritos e teorizados. Tendo como ponto de partida a Teoria da Relatividade Geral, o livro discute a história térmica do Universo, a necessidade de um período primordial de expansão acelerada, a inflação, as propriedades mais marcantes da radiação cósmica de fundo, a problemática da matéria e da energia escura, e a hipótese de construção de descrições cosmológicas alternativas com base em teorias da gravitação que não as baseadas na Relatividade Geral. Os temas abordados fazem deste livro uma obra particularmente útil para um curso introdutório de Cosmologia.

  • O Mundo dos Minerais através dos Selos

    Frederico Sodré Borges

    U.Porto Edições,2015

    Naquela tarde de julho de 1974, o mineralogista, em domingo de folga, lia o Sunday Times. De súbito, deparou-se com o anúncio cativante de uma emissão de catorze selos da República do Botswana, os quais representavam amostras minerais. O filatelista adormecido despertou e apressou-se a fazer a correspondente encomenda aos serviços filatélicos daquele país. Buscas subsequentes levaram-no a obter um número crescente de selos que ilustravam as mais variadas feições do mundo dos minerais: as suas estruturas e formas cristalográficas, o seu uso, a sua génese, a sua procura e a sua exploração. Assim foram sendo agrupados por temas, levando, naturalmente, à ideia de escrever um texto muito simples, de uma mineralogia básica ilustrada por selos. É esse texto, escrito nos anos 70 de 1900, que, agora, se apresenta.

  • Do Big Bang ao Homem

    Frederico Sodré Borges

    António Amorim

    Helena Couto

    João Pais

    João Pedro Cunha Ribeiro

    Nuno C. Santos

    Octávio Mateus

    Orfeu Bertolami

    U.Porto Edições,2015

    Coletânea de textos resultantes de um conjunto de palestras que tiveram lugar na Reitoria da U.Porto, no âmbito da Exposição Terra em Transformação. São debatidos temas de uma vastíssima problemática: da origem do Universo à origem da vida e do homem, passando pelo aparecimento dos planetas, da Terra, das plantas e dos animais. Ao leitor é permitido vislumbrar a riqueza conceptual e metodológica de diversas disciplinas de investigação, mas acima de tudo, de perceber as ideias centrais de cada tema e o esforço de articulação das distintas áreas do saber. Somos todos cidadãos do Universo, mas só através do entendimento dos aspetos centrais do conhecimento integral que temos do mundo é que podemos efetivamente usufruir desta cidadania

  • Mecânica Avançada

    Eduardo Jorge Seabra Lage

    U.Porto Edições,2015

    Esta obra tem por base a disciplina, com o mesmo nome, que o autor lecio¬nou, durante vários anos, a alunos das licenciaturas em Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e que tinha como objetivo aprofundar o conhecimento de Mecânica Newtoniana nos alunos em fase mais avançada de formação, explorando, em particular, as formulações Lagrangeana e Hamiltoniana, transformações canónicas, simetrias e invariâncias, teoria de perturbações clássica, amplificação paramétrica e concluindo com uma introdução ao mais recente estudo de sistemas dinâmicos. Neste contexto, constituía um suporte indispensável para Física Estatística, Mecânica Quântica e Teoria da Relatividade.

  • Elasticidade e Dinâmica dos Fluidos

    José Machado da Silva

    José Monteiro Moreira

    José Brochado Oliveira

    U.Porto Edições,2015

    Este livro abrange a Teoria Matemática da Elasticidade e a Dinâmica dos Flui¬dos e destina-se a leitores que possuam uma base sólida em matemática a nível universitário. Conhecimentos complementares em áreas de Álgebra, Cálculo Tensorial e Coordenadas Curvilíneas são resumidos no texto. O estudo da Elasticidade versa meios contínuos descritos pela lei de Hooke generalizada.

  • Números

    José Carlos Santos

    U.Porto Edições,2014

    O estudo das propriedades dos números e das operações aritméticas forma uma parte considerável da Matemática ensinada no Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este livro aborda esse estudo de uma forma sistemática, começando nos números naturais, passando pelos números inteiros, racionais e reais e terminando nos números complexos.

    Consulte este livro no Google Books

  • ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS

    Um guia para professores do Ensino Secundário - Biologia Geologia

    Maria João Fonseca

    António Guerner Dias

    Benedito Calejo

    Susana Pereira

    José Pissarra

    Luís Gustavo Pereira

    Mª Manuel Loureiro Gomes

    U.Porto Edições,2014

    Esta obra destina-se, essencialmente, a professores de ciências do Ensino Secundário, centrando-se no trabalho prático e experimental. Procura apontar alguns caminhos que permitam contribuir para a dinamização do trabalho prático, com recurso aos equipamentos e materiais que se encontram disponíveis nos laboratórios de ciências das diferentes escolas. É dedicada particular atenção a algumas das mais modernas tecnologias experimentais, respeitando sempre as normas e recomendações de funcionamento em ambiente laboratorial e discutindo aspetos específicos do ensino experimental em Biologia e Geologia.

    Consulte este livro no Google Books

  • Francisco Gomes Teixeira Curso de Analyse Infinitesimal

    Calculo Differencial

    Maria da Graça Ferreira Alves

    U.Porto Edições,2014

    O livro Francisco Gomes Teixeira. Curso de Analyse Infinitesimal – Calculo Differencial é o segundo volume da série Vultos da U.Porto, da autoria de Maria da Graça Ferreira Alves, dedicado ao ilustre matemático e antigo reitor da Universidade do Porto. Maria da Graça Ferreira Alves, oferece-nos nesta obra uma reflexão circunstanciada e comparada das quatro edições do Curso de Analyse Infinitesimal – Calculo Differencial, debruçando-se simultaneamente sobre as suas motivações pedagógicas e sobre os seus conteúdos fundamentais.

  • A. J. Ferreira da Silva

    Nos Caminhos da Química

    Jorge Fernandes Alves

    Rita C. Alves

    U.Porto Edições,2013

    Obra biográfica de António Joaquim Ferreira da Silva (28.7.1853 — 23.8.1923), editada no âmbito das comemorações do Centenário da U.Porto.
    A. J. Ferreira da Silva tornou-se, nos tempos de transição dos séculos XIX-XX, um químico reputado, com reco¬nhecimento internacional. Bacharel em Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, professor na Academia Politécnica do Porto (em 1911, transformada em Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), fundador e diretor do Laboratório Químico Municipal do Porto (1884-1907), Ferreira da Silva instalou no Porto a química laboratorial. Dessa forma, contribuiu para consolidar a vertente aplicada desta ciência, tornando¬-a popular junto do grande público, nomeadamente através de prestação de serviços laboratoriais especializados e formulação de algumas propostas ino¬vadoras com repercussão internacional. Destacou-se também no campo didático, através da edição de manuais de química que ensinaram gerações e de múltiplos artigos científicos.

  • Cultura Científica em Portugal

    Uma Perspectiva Histórica

    Luís Miguel Bernardo

    U.Porto Edições,2013

    Numa perspectiva histórica e em contexto internacional, este livro descreve o estado da cultura científica portuguesa desde o aparecimento da ciência moderna até aos nossos dias. Desde o século XVIII, algumas elites nacionais pugnaram pelo estabelecimento pleno da ciência em Portugal. Porém, a nação portuguesa não acompanhou esse movimento, não prezou a ciência nem reconheceu os seus valores culturais. Os portugueses só re¬centemente terão compreendido a importância da actividade científica para o progresso nacional. A leitura deste livro revela que a ciência é um meio importante de transformação social e um alicerce indispensável da nossa civilização.

    Consulte este livro no Google Books

    Veja a entrevista da TVU ao autor: (1.ª parte) (2.ª parte) (3.ª parte)

  • Ondas e Meios Contínuos

    José Machado da Silva

    U.Porto Edições,2013

    Neste livro, na área da física clássica, são estudadas ondas em cordas, em membranas, em barras, ondas sonoras, ondas em fluidos e ondas eletromagnéticas. É feita uma introdução prévia às vibrações de partículas, fundamental na análise da fenomenologia das ondas. Capítulos sobre elasticidade, hidrostática, hidrodinâmica e eletromagnetismo, complementados com apêndices, mostram que o formalismo matemático subjacente é idêntico, introduzindo também uma física básica necessária para uma melhor compreensão do fenómeno de propagação de ondas em meios físicos de diferente natureza. Problemas de dificuldade crescente são sugeridos no fim de cada capítulo; as respetivas soluções são apresentadas num dos últimos capítulos. O livro destina-se a alunos universitários de Ciências e Engenharia com conhecimentos sólidos de Análise Matemática.

    Consulte este livro no Google Books

  • Ensino Experimental das Ciências

    Um Guia para Professores do Ensino Secundário. Física e Química

    Paulo Simeão Carvalho

    Adriano Sampaio e Sousa

    João Carlos Paiva

    António José Ferreira

    U.Porto Edições,2012

    Este livro destina-se especialmente a professores de ciências do ensino secundário, centrando-se no trabalho prático e experimental. Este volume será dedicado à Física e à Química., procurando ir ao encontro das necessidades de formação dos docentes, contribuindo para uma melhor compreensão da natureza, estrutura e processos da Ciência e uma atualização ao nível da didática do seu ensino experimental. É dedicada particular atenção à análise e tratamento de dados, de acordo com as normas e recomendações atuais e são discutidos aspetos específicos do ensino experimental em Física e Química.

    Consulte este livro no Google Books

    Compras online: Loja da Universidade do Porto e Wook

  • Noções sobre Álgebra Linear

    José Augusto Trigo Barbosa

    FEUP Edições,2012

    A presente publicação vem complementar a obra «Noções sobre Matrizes e Sistemas de Equações Lineares», e encontra-se organizada no sentido de transmitir aos estudantes dos Mestrados Integrados em Engenharia Mecânica - a quem é primordialmente dirigida - noções essenciais de Álgebra Linear. No entanto, a sua utilidade estende-se a outras áreas da Engenharia e das Ciências em geral, caso da Física, Química, Economia, etc., nas quais a Álgebra Linear está igualmente presente.

    A obra encontra-se estruturada em cinco capítulos: espaços lineares, espaços euclidianos, transformações lineares, mudanças de base e valores próprios e vetores próprios – sendo de realçar a diversidade de problemas resolvidos ao longo da obra, fundamentais para uma melhor compreensão dos conceitos teóricos e a clarificação das técnicas de cálculo neles envolvidos, bem como a grande variedade de problemas propostos para resolução no final de cada capítulo, sendo as respetivas soluções apresentadas no final do livro.

  • Darwin

    À descoberta da árvore da vida

    Niles Eldredge

    U.Porto Edições,2011

    Como é que Darwin surgiu com esta Teoria da Evolução? O que fez ele com as suas descobertas? Por que razão esperou vinte anos para publicar a sua teoria? O que levou a que, por fim, reclamasse a evolução como sendo ideia sua? Eldredge, aprofundando estas questões importantes e usando os Cadernos como a espinha dorsal para a sua análise, faz uma descrição multifacetada de Darwin - humanista, naturalista, pensador e evolucionista relutante.
    A celebração do bicentenário do nascimento de Charles Darwin, a 12 de Fevereiro de 2009, começou em Novembro de 2005 com a abertura de uma importantíssima exposição no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, tendo Eldredge como curador. Muito mais do que um livro que acompanha a exposição, Darwin: À Descoberta da Árvore da Vida é um vislumbre inspirador e raro da mente de um génio verdadeiramente criativo.

    Ed. Paulo Alexandrino e Nuno Ferrand de Almeida
    Trad. de Carla Morais Pires e Jorge Menezes

  • Treze Viagens pelo Mundo da Matemática

    Carlos Correia de Sá (editores)

    Jorge Rocha (editores)

    U.Porto Edições,2010

    Trata-se de uma obra de autoria múltipla, com contribuições de matemáticos profissionais da Universidade do Porto e de outras prestigiadas instituições universitárias do país e de duma professora do Ensino Secundário. Destina-se aos professores de matemática do Ensino Secundário - procurando inspirá-los na adopção de novas abordagens e ajudá-los a fomentar hábitos de pesquisa nos seus alunos - mas também aos alunos e a um público mais vasto que pretenda alargar os seus horizontes matemáticos.

    «Estas Treze Viagens Pelo Mundo da Matemática podem ser lidas de diversas formas. Se o leitor pretende apenas aprender mais, sem nenhum objectivo prático imediato, damos-lhe desde já os parabéns. Há valor no saber pelo saber, no saber desinteressado, no saber de que não resulta nenhuma “competência” aplicada nem nenhum valor material imediato. (…) Mas se o leitor é estudante ou professor e lê este livro com objectivos académicos, damos¬ lhe também os parabéns. Da sua leitura certamente surgirão esclarecimentos úteis — ideias e sugestões de actividades que beneficiarão o ensino e o estudo.»
    Nuno Crato (in Prefácio)

    António Guedes de Oliveira, António Machiavelo, Christian Lomp, Jorge Miguel Milhazes de Freitas, José Carlos Santos, Lucinda Lima, Luís Oliveira, Maria Leonor Moreira, Maria Pires de Carvalho, Samuel António Lopes, todos professores da FCUP, Ana Cristina Moreira de Freitas (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), António Bivar (professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), António Marques Fernandes (Instituto Superior Técnico), João Filipe Queiró (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e Sandra Mónica Pires (Escola Secundária de Arouca) são os autores dos textos publicados neste livro.

    Consulte este livro no Google Books

  • Histórias da Luz e das Cores, volume 3

    Luís Miguel Bernardo

    U.Porto Edições,2010

    «…este livro é um perfeito culminar da triologia, que agradará a físicos e a não físicos, praticantes de óptica ou não, desde que sejam curiosos e sintam o fascínio pelo deslumbramento da descoberta e da evolução do génio evolutivo humano. Altamente recomendável.»
    (Gonçalo Figueira, in Gazeta de Física, revista editada pela Sociedade Portuguesa de Física)

    Neste volume são abordados os desenvolvimentos ópticos do século XX, no qual ocorreram progressos e revoluções extraordinários na óptica. Nas primeiras décadas estabeleceu-se um paradigma quântico para a luz, e em 1960 foi inventado o laser, que teve uma notável influência no desenvolvimento científico e tecnológico. Neste terceiro e último volume de Histórias da Luz e das Cores apresentam-se as inovações da óptica clássica, descrevem-se as evoluções mais recentes da óptica quântica, e projectam-se futuros desenvolvimentos.

    Índice

    Imagem da capa para download

  • Gonçalo Sampaio

    Professor e botânico notável

    João Paulo Cabral

    U.Porto Edições,2009

    Biografia de Gonçalo Sampaio na sua dimensão de naturalista botânico e professor universitário, e uma contribuição para o estudo da História da Botânica em Portugal, do final do século XIX e início do século XX.

    Índice