Atas

  • Teatro do Mundo, 3

    What’s our life? A play of passion: Lugares do palco, espaços da cidade

    Faculdade de Letras da U. Porto (FLUP),2008

    Esta publicação encerra o período fundacional do Centro de Estudos Teatrais da Universidade do Porto que, desde 2005, vem treinando as possibilidades de um diálogo tridisciplinar, em 2007 centrado na Arquitectura.  Esta terceira publicação reúne, assim, contribuições cuja diversidade se unifica pelo amplo entendimento do Teatro nas suas linguagens, texto, encenação, cenografia, como nas teorias suscitadas do drama e da legislação sobre a criatividade, ainda na sua multímoda projecção urbana.  O CETUP ilustra aqui, mais uma vez, o movimento de abertura às companhias teatrais, consolidando, a um tempo, um corpo constante de investigadores nacionais e de interessantes parcerias internacionais.

  • Olhares e Contextos da Performance nos Jogos Desportivos

    Júlio Garganta (eds.)

    Amândio Graça (eds.)

    Isabel Mesquita (eds.)

    Fernando Tavares (eds.)

    Faculdade de Desporto da U. Porto (FADEUP),2008

    Os jogos desportivos contam com milhões e milhões de praticantes desde as idades infantis às idades mais avançadas, numa diversidade imensa de aptidões e possibilidades, motivos e expectativas, credos e ideários, condições e recursos. Nos espaços de ensino, do treino e da competição, e em torno deles, comunidades de prática reproduzem e renovam as formas e os conteúdos, os sentidos e os valores das práticas dos jogos desportivos. “Olhares e Contextos da Performance nos Jogos Desportivos” é uma iniciativa editorial do CEJD que resulta da compilação dos textos de conferências e mesas redondas, bem como de uma selecção de comunicações livres apresentadas no I Congresso Internacional dos Jogos Desportivos.

  • Genética e práticas desportivo-motoras

    Actas do Seminário Genética e Práticas Desportivo-Motoras

    José António Ribeiro Maia (ed.)

    Faculdade de Desporto da U. Porto (FADEUP),2001

    «O volume que agora se apresenta a público corresponde a uma porta que se deseja abrir a um território não muito visitado pelos investigadores portugueses das Ciências do Desporto e da Educação Física. A pretensão deste texto é bem simples — despertar o interesse de eminentes especialistas portugueses em Genética (Professores Sieuve Monteiro, António Amorim e Jorge Rocha) para ensinar tal matéria a não geneticistas.» (José Ribeiro Maia, in Prefácio)