Medicina e Saúde

  • Pesos e Porções de Alimentos- 3.ª ed.

    Ana Goios

    Margarida Liz Martins

    Ana Carolina Oliveira

    Cláudia Afonso

    Teresa F. Amaral

    U.Porto Edições,2019

    A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos, a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas. À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.

  • Um Pouco Mais de Luz. Explicando o Eletrochoque

    Jorge Mota

    U.Porto Edições,2019

    “Que a eletricidade tem a ver com a vida já se sabe desde o tempo da disputa entre Galvani e Volta no século XVIII. No início do século XIX o romance “Frankenstein” de Mary Shelley foi influenciado por experiências de descargas elétricas em cadáveres. Mas foi só no século XX, em 1938, que foram feitas, pelo neuropsiquiatra italiano Ugo Cerletti, as primeiras experiências em humanos. Seguiram-se muitas outras, perante a dificuldade de outros tratamentos de doenças mentais, mas a prática foi sempre controversa. O filme “Voando sobre um ninho de cucos” de Milos Forman, baseado num romance com o mesmo título, ilustra bem essa controvérsia, que teve amplo fundamento. No entanto, o uso da eletricidade como meio terapêutico em certas doenças mentais ressurgiu recentemente. O Dr. Jorge Mota, médico psiquiatra no Hospital Magalhães Lemos no Porto, e especialista na eletroconvulsoterapia (ECT), a técnica mais corrente na área, explica neste livro, depois de uma excelente introdução histórica, os principais conceitos da técnica assim como descreve os seus resultados positivos em doenças como depressões severas, manias, psicoses esquizofrénicas e catatonias. Sempre me interessei pelas relações entre a física e a medicina e aprendi bastante neste livro, em particular que os eletrochoques, se aplicados com adequado critério (consentimento informado, anestesia, etc.), em equipamento certificado e por especialistas experientes, não merecem hoje a má fama que no passado tiveram por via da sua indiscriminada aplicação. Aprendi também que há ainda bastante para aprender: ainda não se conhecem os mecanismos precisos que levam à sua eficácia.” Carlos Fiolhais (Professor de Física da Universidade de Coimbra)

  • Traumatismos Crânio-Encefálicos. Questões essenciais na prática clínica

    Rui Vaz

    U.Porto Edições,2018

    Em 1991 e 1996 editei duas monografias sobre Traumatismos Crânio-Encefálicos que foram distribuídas a nível nacional. Considerei na altura que era importante um texto facilmente disponível que resumisse as bases de conhecimento sobre o tema e incluísse bem definidas regras de orientação clínica, essenciais na primeira abordagem clínica de uma patologia que, infelizmente, continua a ser demasiado frequente e a destruir demasiadas famílias pela mortalidade e incapacidade que provoca. Entretanto muita coisa se modificou no conhecimento do assunto: as causas alteraram-se, há um maior conhecimento das bases fisiopatológicas, os métodos diagnósticos evoluíram e a orientação terapêutica está melhor definida. Estes motivos levaram-me a considerar a utilidade e a importância da atualização nesta área do conhecimento, adaptando-as monografias ao “estado da arte”. Optei agora por incluir novos capítulos específicos dedicados aos TCE nos doentes sénior e no desporto, dando também uma muito maior ênfase aos TCE ligeiros, à subvalorizada síndrome pós-traumática e aos aspectos essenciais no diálogo com os familiares destes doentes.

  • Textos Escolhidos de Odontopediatria

    David José Casimiro de Andrade

    António Carlos Guedes-Pinto

    U.Porto Edições,2017

    Uma ferramenta ideal para Médicos Dentistas, estudantes de Medicina Dentária, e outros interessados na área da Saúde Oral, Textos Escolhidos de Odontopediatria satisfaz a necessidade de informação atualizada, com base científica, útil na clínica do dia-a-dia. A obra é fruto da vivência clínica e académica de profissionais de Portugal e do Brasil, coordenados por David Casimiro de Andrade (licenciado em Medicina e Medicina Dentária pela Universidade do Porto, Regente de Odontopediatria e responsável pela criação da primeira Especialização em Odontopediatria de Portugal, na FMDUP) e por António Guedes-Pinto (Professor Titular Aposentado da FOUSP, Regente de Odontopediatria e Pró-Reitor de pós-graduação da Universidade de Ibirapuera, Brasil). Este livro apresenta os essenciais contemporâneos de Odontopediatria, nas mais variadas vertentes, e pela perspetiva de diferentes profissionais do meio, num contexto multidisciplinar e interdisciplinar. Os capítulos que focalizam os aspectos clínicos preventivos, interceptivos e corretivos conduzem o leitor a uma reflexão sobre a sua própria prática, por meio de imagens e exemplos de fácil compreensão. O clínico encontrará as noções fundamentais de como amenizar, contornar e evitar problemas de dor, medo e ansiedade no paciente odontopediátrico, sem esquecer o desafio do tratamento de pacientes com necessidades especiais, desenvolvendo-se o sentido crítico que permite optar pela melhor conduta durante a prática clínica. Trata-se, sem dúvida, de uma fonte de referência de grande valia, tanto para o clínico com larga experiência como para o estudante que se inicia na Odontopediatria.

    Pina Rebelo Professor Catedrático em Odontopediatria

  • Guia para uma Alimentação Saudável e Ecológica

    Maria Daniel Vaz de Almeida

    Bela Franchini

    Sandra Gomes

    Joana Pinheiro

    Sofia Sousa Silva

    Daniela Santos

    Marta Vitória Miranda

    Luísa Álvares

    Tânia Borges

    Ana Rita Mira

    Maria Manuel Valagão

    U.Porto Edições,2015

    O Guia para uma Alimentação Saudável e Ecológica convida-nos a uma viagem ao mundo da alimentação equilibrada e ambientalmente sustentável — ao respeito pela biodiversidade, produção e gastronomia local, aos seus princípios e fundamentos científicos. Explora ainda os conceitos de higiene e segurança alimentar, com medidas práticas, da aquisição ao consumo. Consolida os conhecimentos através de jogos didáticos sobre a temática da alimentação. Destina-se ao público em geral, particularmente a formadores e educadores: professores de todos os ciclos de ensino, educadores de infância, pais e encarregados de educação.

  • A Real Escola e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto

    Contributo para a História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

    Amélia Ricon Ferraz

    U.Porto Edições,2013

    Amélia Ferraz apresenta neste livro um relato histórico dos primórdios do estudo médico-cirúrgico no Porto, permitindo conhecer melhor a história da Real Escola e da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, as duas Escolas que antecederam a atual Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A obra é enriquecida com uma seleção de imagens de instrumentos anatómicos, cirúrgicos, laboratoriais e de diagnóstico médico, material académico e objetos pessoais de professores e estudantes, que testemunham o progresso científico, tecnológico e técnico nas duas escolas do Porto e integram, na sua maioria, o espólio do Museu de História da Medicina Maximiano Lemos da FMUP, cuja organização é da responsabilidade da autora.

  • Regulação Metabólica

    Keith N. Frayn

    U.Porto Edições,2012

    Este livro é uma tradução para português da obra Metabolic Regulation – a Human Perspective, da autoria de Keith N. Frayn. A obra, na área da bioquímica, aborda a temática do metabolismo no ser humano adotando uma visão integrada dos processos metabólicos, dando ênfase à forma como as vias metabólicas interagem de forma dinâmica operando como um todo coordenado. Dirige-se a quem se interessa por obter da bioquímica ensinamentos aplicáveis à medicina, à nutrição, à fisiologia do exercício e a muitas outras disciplinas.

  • Analgesia, sedação e anestesia pré-hospitalares

    princípios e protocolos

    Patrick Hertgen

    Claude Fuilla

    U.Porto Edições,2012

    A existência e utilização proficiente de meios, métodos e processos levados a efeito antes da chegada ao hospital para o qual o doente vai ser evacuado, poderão fazer a diferença entre a vida e a morte e a diferença entre aquele ficar a viver com qualidade de vida ou não. Este livro, uma tradução para português da ed. francesa, é um guia prático de analgesia, sedação e anestesia pré-hospitalares para atuação em medicina de urgência pré-hospitalar, nomeadamente em situações de perigo de vida. Foi escrito por profissionais com “experiência no terreno” de socorro às pessoas ao serviço da mítica Brigade de Sapeurs-Pompiers de Paris (BSPP) e destina-se a médicos anestesistas-reanimadores, médicos de urgência, homens do terreno.

  • O Poder Médico no Estado Novo (1945-1974)

    Rui Costa

    U.Porto Edições,2009

    Quem quiser conhecer e falar sobre a saúde em Portugal tem obrigatoriamente que ler este livro. É um livro absolutamente essencial! (Paulo Mendo)

    Este é um trabalho feito com minúcia, com rigor, com todas as responsabilidades da investigação científica. Tem um carácter de seriedade universitária. Todos os factos são justificados. (Paulo Mendo)

    Situada na área da História da Saúde, a presente obra é um contributo para a compreensão das relações entre os médicos e o poder político no contexto do Estado Novo. Assumindo-se como uma digressão histórica pela emergência e construção de uma das componentes estruturais do sistema de saúde em Portugal, a saber, o poder médico, é ainda possível apreciar a emergência das transformações a partir das quais se verifica o processo de estruturação e consolidação da profissão médica em Portugal.
    O presente livro funciona também como um guião para o enquadramento histórico, social e político desse processo, o qual culmina na fase marcelista, com a reorganização hospitalar e a criação da carreira pública para os médicos, a par de outras alterações conducentes a um sistema de saúde que começava a ganhar forma.

    Índice

    Imagem da capa para download

  • Representações jurídicas das tecnologias reprodutivas:

    contributos para uma reflexão

    Luisa Veloso (coord.)

    Susana Silva (coord.)

    U.Porto Edições,2009

    Nesta obra pretende-se analisar algumas questões jurídico-legais, éticas e sociais colocadas pelas recentes utilizações das técnicas de reprodução medicamente assistida. A actualidade do tema permite captar a atenção de um público-alvo diversificado, interessado na reprodução medicamente assistida, o qual abarca desde juristas, legisladores e profissionais de saúde a cientistas sociais, estudantes, cidadãos e, em particular, os indivíduos que recorrem a estas técnicas.

    ÍNDICE

    Imagem da capa para download

    Press Release

  • Que Comemos?

    Pere Puigdomènech

    Editora UP,2008

    É segura a alimentação de hoje? Porque é que comer pode ser tanto uma fonte de prazer como de angústia? Que comemos no passado, que comemos agora e que comeremos no futuro?
    São estas as questões a que Pere Puigdomènech procura responder na obra “Que Comemos?” e que traduzem uma visão global da problemática da alimentação.

    Índice

    Imagem da capa para download

    Título disponível para bibliotecas na Ebrary

  • Ajudar a Nascer

    parteiras, saberes obstétricos e modelos de formação (século XV-1974)

    Marinha Carneiro

    Editora UP,2008

    A obra “Ajudar a Nascer” acompanha, de forma contextualizada e cientificamente sustentada, o processo de profissionalização das parteiras, percorrendo a sua trajectória sócio-profissional e formativa desde o século XV, em que o “ser parteira” assumia o estatuto de ofício, até à conquista de um espaço profissional próprio, já no século XX.

  • Vinho, Gastronomia e Saúde

    C. Hipólito-Reis

    Editora UP,2008

    Em Vinho, Gastronomia e Saúde C. Hipólito-Reis analisa as inter-relações do vinho, da gastronomia e da saúde, encarando-as como um conjunto sistémico de complementaridades. Segundo o autor, a descoberta de que a saúde e a qualidade de vida dependem em forte medida da alimentação, a revelação da excelência da dieta mediterrânica, na qual o vinho desempenha o seu papel, e as evidências antropológicas da gastronomia em geral, abriram novas perspectivas nesta área do saber que o autor explora nesta obra.

    Título disponível para bibliotecas na Ebrary

    Entrevista revista Actualidad_1.02.2010

  • Medicina de Catástrofe

    Da exemplificação Histórica à Iatroética

    Romero Bandeira

    Editora UP,2008

    A Medicina de Catástrofe traduz-se por um tipo de exercício da Medicina, integrada com Socorros Polivalentes com o seu componente sanitário em particular avançado, numa acção sectorial e local, tendo por finalidade aí prestar os cuidados médicos de urgência, estabilizar os doentes e medicalizar a evacuação, acompanhando-os no seu posterior transporte até ao Hospital de Retaguarda.

    Prefácio de Nuno Grande