Universidade do Porto

  • Alberto Amaral

    Um cientista entre a Academia e a Ágora

    Pedro Teixeira

    Guy Neave

    U.Porto Edições,2012

    Este volume pretende celebrar a jubilação de Alberto Amaral, figura marcante da vida da Universidade do Porto e do ensino superior português ao longo das últimas décadas, compilando, em português, uma seleção de alguns dos principais textos que Alberto Amaral escreveu ao longo dos últimos 15 anos sobre diversos aspetos que têm marcado o debate académico e político sobre o ensino superior.
    Alberto Amaral foi reitor da Universidade do Porto ao longo de três mandatos (1985-1998), e interessou-se pela reflexão acerca do ensino superior e suas transformações políticas, interesse que culminou a criação do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), centro de referência na produção de conhecimento acerca das políticas do ensino superior. Atualmente é responsável pela Agência Nacional de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior.

    Este livro é testemunho e reconhecimento desse intenso e proveitoso labor, ao reunir em português uma seleção de alguns dos principais textos que Alberto Amaral escreveu ao longo dos últimos 15 anos sobre diversos aspetos que têm marcado o debate académico e político sobre o ensino superior.

  • A Universidade na República. A República na Universidade

    A UP e a I República (1910-1926)

    Jorge Fernandes Alves

    U.Porto Edições,2012

    Jorge Fernandes Alves relata neste livro a evolução do movimento republicano e o modo como este se cruza, após a proclamação da república, com a Universidade do Porto, impulsionando e influenciando a sua fundação e evolução.

    Consulte este livro no Google Books

  • Francisco Gomes Teixeira

    o homem, o cientista, o pedagogo

    Maria da Graça Ferreira Alves

    U.Porto Edições,2012

    O livro Francisco Gomes Teixeira – o homem, o cientista, o pedagogo, da autoria de Maria da Graça Ferreira Alves, oferece-nos um retrato do ilustre matemático e antigo reitor da Universidade do Porto, Francisco Gomes Teixeira, sua vida e obra.
    Editado a título póstumo, o livro resulta de um trabalho de investigação académica realizado pela autora que está na base também de um segundo volume que se encontra no prelo, intitulado Francisco Gomes Teixeira. Curso de Anályse Infinitesimal – Calculo Differencial.

    Consulte este livro no Google Books

  • Actas do Senado da Universidade do Porto

    (Outubro 1911-1929)

    U.Porto Edições,2011

    Compilação de todas as Actas do Senado da Universidade do Porto, durante os seus primeiros 20 anos de existência. Com introdução de Cândido dos Santos, Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    «a publicação das Actas do Senado da U. Porto referentes ao período compreendido entre 1911 e 1929 reveste-se de especial significado institucional e relevância histórica. Os documentos em causa dão a conhe¬cer aprofundadamente o processo de constituição da Universidade, revelando uma série de desafios e vicissitudes que, para lá do inegável interesse histórico, são também lições válidas para o futuro da instituição.» (José Carlos D. Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto)

  • História da Universidade do Porto

    Cândido dos Santos

    U.Porto Edições,2011

    No âmbito das Comemorações do Centenário, a U.Porto organizou uma série de edições especiais de livros versando diferentes aspectos da vida da instituição. Desta forma pretendeu-se evocar factos e acontecimentos, ideias e realizações, pessoas e meios, vontades e decisões que contribuíram para que a U.Porto seja hoje uma universidade de referência. “A História da Universidade do Porto”, da autoria do Prof. Cândido dos Santos, é uma edição revista e aumentada da obra publicada com o mesmo título, em 1996, pela Reitoria da U.Porto, com a particularidade de agora surgir em versão paperback.