Desporto e Atividade Física

  • Jogos Desportivos Coletivos

    ensinar a jogar

    Fernando Tavares (ed.)

    Faculdade de Desporto da U. Porto (FADEUP),2013

    Os jogos desportivos coletivos constituem uma parte importante da atividade desportiva de crianças, jovens e adultos. No entanto, o seu potencial formativo dá sinais de estar a ser subaproveitado ou, em certos casos, completamente desvirtuado. Por isso, faz sentido renovar as propostas de ensino dos jogos, reestruturar as práticas, respondendo a uma necessidade de resgatar o seu valor educativo. Por conseguinte, são fatores estratégicos que determinam o debate sobre a questão da continuidade ou rutura quanto aos modelos de ensino, às formas e conteúdos das atividades de aprendizagem, treino e competição desportiva;quanto aos contornos da relação pedagógica, na escola, no clube, onde quer que o jogo seja ensinado e praticado. É neste contexto que se insere o conteúdo da presente obra, lançando um convite à renovação das práticas de ensino dos jogos desportivos coletivos e fazendo um renovado apelo à compreensão do jogo e ao "saber" ensinar o jogo.

    ÍNDICE:

    Prefácio
    Hermínio Barreto

    1. Modelos e conceções de ensino dos jogos desportivos
      Amândio Graça e Isabel Mesquita

    2. A atividade decisional do jogador nos jogos desportivos coletivos
      Fernando Tavares e Filipe Casanova

    3. Modelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: conceção, metodologia, estratégias pedagógicas e avaliação
      Isabel Mesquita, José Afonso, Patrícia Coutinho e Rui Araújo

    4. Proposta metodológica de ensino no andebol
      Luísa Estriga e Ireneu Moreira

    5. O ensino do basquetebol
      Amândio Graça, Eduardo Santos, Américo Santos e Fernando Tavares

    6. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol
      Júlio Garganta, José Guilherme, Daniel Barreira, João Brito e António Rebelo

    7. Proposta didático-metodológica para o ensino do jogo de futsal
      José Guilherme e Jorge Braz

  • Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança III

    Olga Vasconcelos (eds.)

    Manuel Botelho (eds.)

    João Barreiros (eds.)

    Rui Corredeira (eds.)

    Paula Rodrigues (eds.)

    Faculdade de Desporto da U. Porto (FADEUP),2010

    O presente livro reúne as comunicações apresentadas no 5.º Seminário em Desenvolvimento Motor da Criança realizado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em Outubro de 2010. Este evento tem proporcionado o debate e a divulgação de projectos e estudos no âmbito do Desenvolvimento Motor da Criança, permitindo alargar o conhecimento em várias das suas áreas.

  • Olhares e Contextos da Performance nos Jogos Desportivos

    Júlio Garganta (eds.)

    Amândio Graça (eds.)

    Isabel Mesquita (eds.)

    Fernando Tavares (eds.)

    Faculdade de Desporto da U. Porto (FADEUP),2008

    Os jogos desportivos contam com milhões e milhões de praticantes desde as idades infantis às idades mais avançadas, numa diversidade imensa de aptidões e possibilidades, motivos e expectativas, credos e ideários, condições e recursos. Nos espaços de ensino, do treino e da competição, e em torno deles, comunidades de prática reproduzem e renovam as formas e os conteúdos, os sentidos e os valores das práticas dos jogos desportivos. “Olhares e Contextos da Performance nos Jogos Desportivos” é uma iniciativa editorial do CEJD que resulta da compilação dos textos de conferências e mesas redondas, bem como de uma selecção de comunicações livres apresentadas no I Congresso Internacional dos Jogos Desportivos.

  • Genética e práticas desportivo-motoras

    Actas do Seminário Genética e Práticas Desportivo-Motoras

    José António Ribeiro Maia (ed.)

    Faculdade de Desporto da U. Porto (FADEUP),2001

    «O volume que agora se apresenta a público corresponde a uma porta que se deseja abrir a um território não muito visitado pelos investigadores portugueses das Ciências do Desporto e da Educação Física. A pretensão deste texto é bem simples — despertar o interesse de eminentes especialistas portugueses em Genética (Professores Sieuve Monteiro, António Amorim e Jorge Rocha) para ensinar tal matéria a não geneticistas.» (José Ribeiro Maia, in Prefácio)