Medição - Instrumentação

  • Medição de Deslocamento

    Maria Teresa Restivo

    Maria de Fátima Chouzal

    Fernando Gomes de Almeida

    U.Porto Edições, 2019

    Medição de deslocamento, na sua versão em língua portuguesa, é o 2.º volume de uma série dedicada à “Medição de grandezas físicas e químicas”. Ao tratar a medição de deslocamento procura-se clarificar a sua relevância no campo da engenharia.
    Inicia-se com uma abordagem aos conceitos elementares de posição, deslocamento e distância, é feita uma referência histórica à evolução das unidades de comprimento e enumeram-se várias metodologias da medição experimental de deslocamento. De seguida são introduzidos os transdutores de deslocamento mais comuns: resistivos, indutivos, codificadores digitais e transdutores utilizando fibras óticas.
    Para estes vários tipos de transdutores são tratados os diferentes conceitos elementares, incluindo-se ainda os conhecimentos básicos de instrumentação e das técnicas associadas à sua utilização. O último módulo conta com a colaboração de autores convidados, especialistas em optoeletrónica.

  • Laboratórios de Instrumentação para Medição/Laboratories of Instrumentation for Measurement.

    Maria Teresa Restivo

    Maria de Fátima Chouzal

    Joaquim Gabriel Mendes

    António Mendes Lopes

    Fernando Gomes de Almeida

    U.Porto Edições, 2008

    A edição multimédia de Laboratórios de Instrumentação para Medição tem como temas centrais os conceitos, princípios e metodologias da Instrumentação para medição laboratorial e industrial e procura ainda enriquecer os temas com a integração de conteúdos interactivos.

    Prefácio de Joaquim Silva Gomes e José Marques dos Santos

    Requisitos Mínimos: Adobe Reader - Browser Web (Firefox, Internet Explorer, Safari)- Flash Player instalado no browser. O software para acesso a experiências remotas é compatível, apenas, com o Internet Explorer 6 ou superior.