Biologia

  • Do Big Bang ao Homem

    Frederico Sodré Borges

    António Amorim

    Helena Couto

    João Pais

    João Pedro Cunha Ribeiro

    Nuno C. Santos

    Octávio Mateus

    Orfeu Bertolami

    U.Porto Edições, 2015

    Coletânea de textos resultantes de um conjunto de palestras que tiveram lugar na Reitoria da U.Porto, no âmbito da Exposição Terra em Transformação. São debatidos temas de uma vastíssima problemática: da origem do Universo à origem da vida e do homem, passando pelo aparecimento dos planetas, da Terra, das plantas e dos animais. Ao leitor é permitido vislumbrar a riqueza conceptual e metodológica de diversas disciplinas de investigação, mas acima de tudo, de perceber as ideias centrais de cada tema e o esforço de articulação das distintas áreas do saber. Somos todos cidadãos do Universo, mas só através do entendimento dos aspetos centrais do conhecimento integral que temos do mundo é que podemos efetivamente usufruir desta cidadania

  • ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS

    Um guia para professores do Ensino Secundário - Biologia Geologia

    Maria João Fonseca

    António Guerner Dias

    Benedito Calejo

    Susana Pereira

    José Pissarra

    Luís Gustavo Pereira

    Mª Manuel Loureiro Gomes

    U.Porto Edições, 2014

    Esta obra destina-se, essencialmente, a professores de ciências do Ensino Secundário, centrando-se no trabalho prático e experimental. Procura apontar alguns caminhos que permitam contribuir para a dinamização do trabalho prático, com recurso aos equipamentos e materiais que se encontram disponíveis nos laboratórios de ciências das diferentes escolas. É dedicada particular atenção a algumas das mais modernas tecnologias experimentais, respeitando sempre as normas e recomendações de funcionamento em ambiente laboratorial e discutindo aspetos específicos do ensino experimental em Biologia e Geologia.

    Consulte este livro no Google Books

  • Darwin

    À descoberta da árvore da vida

    Niles Eldredge

    U.Porto Edições, 2011

    Como é que Darwin surgiu com esta Teoria da Evolução? O que fez ele com as suas descobertas? Por que razão esperou vinte anos para publicar a sua teoria? O que levou a que, por fim, reclamasse a evolução como sendo ideia sua? Eldredge, aprofundando estas questões importantes e usando os Cadernos como a espinha dorsal para a sua análise, faz uma descrição multifacetada de Darwin - humanista, naturalista, pensador e evolucionista relutante.
    A celebração do bicentenário do nascimento de Charles Darwin, a 12 de Fevereiro de 2009, começou em Novembro de 2005 com a abertura de uma importantíssima exposição no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, tendo Eldredge como curador. Muito mais do que um livro que acompanha a exposição, Darwin: À Descoberta da Árvore da Vida é um vislumbre inspirador e raro da mente de um génio verdadeiramente criativo.

    Ed. Paulo Alexandrino e Nuno Ferrand de Almeida
    Trad. de Carla Morais Pires e Jorge Menezes

  • Gonçalo Sampaio

    Professor e botânico notável

    João Paulo Cabral

    U.Porto Edições, 2009

    Biografia de Gonçalo Sampaio na sua dimensão de naturalista botânico e professor universitário, e uma contribuição para o estudo da História da Botânica em Portugal, do final do século XIX e início do século XX.

    Índice