Antropologia

  • O Consumo para os outros

    os presentes como linguagem de sociabilidade

    Alice Duarte

    Universidade do Porto, 2011

    Neste livro Alice Duarte aborda o consumo para os outros na forma de presentes, demonstrando o papel instrumental das mercadorias em termos da sua capacidade para corporizar fluxos de sociabilidade. O objectivo é dar conta da participação dos bens de consumo no estabelecimento e manutenção das relações interpessoais dos actores sociais.

  • Experiências de Consumo

    Estudos de caso no interior da Classe Média

    Alice Duarte

    U.Porto Edições, 2009

    Localizada na área da Antropologia do Consumo, a presente obra visa contribuir para uma compreensão abrangente dos fundamentos familiares e pessoais da procura do consumo, elucidando sobre a sua utilização enquanto meio de expressão e comunicação de identidades familiares e pessoais. O processo de consumo é aqui analisado enquanto prática cultural capaz de transmutar as mercadorias produzidas em massa em bens singulares detentores de propriedades significativas particulares. Concretizando um dispositivo metodológico qualitativo que articulou entrevistas em profundidade e etnografia, a investigação concretizou-se sobre um universo de estudo composto por 24 famílias, pertencentes às “novas classes médias” e residentes na cidade do Porto e áreas adjacentes num raio de 50 quilómetros.

    Imagem da capa para download

  • Vinho, Gastronomia e Saúde

    C. Hipólito-Reis

    Editora UP, 2008

    Em Vinho, Gastronomia e Saúde C. Hipólito-Reis analisa as inter-relações do vinho, da gastronomia e da saúde, encarando-as como um conjunto sistémico de complementaridades. Segundo o autor, a descoberta de que a saúde e a qualidade de vida dependem em forte medida da alimentação, a revelação da excelência da dieta mediterrânica, na qual o vinho desempenha o seu papel, e as evidências antropológicas da gastronomia em geral, abriram novas perspectivas nesta área do saber que o autor explora nesta obra.

    Título disponível para bibliotecas na Ebrary

    Entrevista revista Actualidad_1.02.2010