Engenharia (Geral)

  • Medição de Deslocamento

    Maria Teresa Restivo

    Maria de Fátima Chouzal

    Fernando Gomes de Almeida

    U.Porto Edições, 2019

    Medição de deslocamento, na sua versão em língua portuguesa, é o 2.º volume de uma série dedicada à “Medição de grandezas físicas e químicas”. Ao tratar a medição de deslocamento procura-se clarificar a sua relevância no campo da engenharia.
    Inicia-se com uma abordagem aos conceitos elementares de posição, deslocamento e distância, é feita uma referência histórica à evolução das unidades de comprimento e enumeram-se várias metodologias da medição experimental de deslocamento. De seguida são introduzidos os transdutores de deslocamento mais comuns: resistivos, indutivos, codificadores digitais e transdutores utilizando fibras óticas.
    Para estes vários tipos de transdutores são tratados os diferentes conceitos elementares, incluindo-se ainda os conhecimentos básicos de instrumentação e das técnicas associadas à sua utilização. O último módulo conta com a colaboração de autores convidados, especialistas em optoeletrónica.

  • Medição de Deformação

    Maria Teresa Restivo

    Maria de Fátima Chouzal

    Fernando Gomes de Almeida

    U.Porto Edições, 2013

    “Medição de deformação” é o primeiro volume da série dedicada à “Medição de grandezas físicas e químicas”. A medição de tensões e deformações mecânicas em estruturas e em componentes mecânicos é um tema relevante em muitas áreas do saber, desde as engenharias à medicina. Este trabalho trata com detalhe aspetos relacionados com os procedimentos da medição baseados em extensómetros de resistência elétrica e aborda a medição de deformação baseada em sensores de fibra ótica. Aos aspetos das incertezas associados à medição é também dado destaque pela importância que esta avaliação assume em contextos experimental e industrial. Dois novos volumes, relacionados com a medição de deslocamento e de temperatura, estão já previstos para publicação num futuro próximo.

    Consulte este livro no Google Books

  • Noções sobre Álgebra Linear

    José Augusto Trigo Barbosa

    FEUP Edições, 2012

    A presente publicação vem complementar a obra «Noções sobre Matrizes e Sistemas de Equações Lineares», e encontra-se organizada no sentido de transmitir aos estudantes dos Mestrados Integrados em Engenharia Mecânica - a quem é primordialmente dirigida - noções essenciais de Álgebra Linear. No entanto, a sua utilidade estende-se a outras áreas da Engenharia e das Ciências em geral, caso da Física, Química, Economia, etc., nas quais a Álgebra Linear está igualmente presente.

    A obra encontra-se estruturada em cinco capítulos: espaços lineares, espaços euclidianos, transformações lineares, mudanças de base e valores próprios e vetores próprios – sendo de realçar a diversidade de problemas resolvidos ao longo da obra, fundamentais para uma melhor compreensão dos conceitos teóricos e a clarificação das técnicas de cálculo neles envolvidos, bem como a grande variedade de problemas propostos para resolução no final de cada capítulo, sendo as respetivas soluções apresentadas no final do livro.