Matemática

  • 100 Anos de Relatividade Geral

    José Carlos Santos

    João Nuno Tavares

    U.Porto Edições, 2018

    A 25 de Novembro de 1915, Albert Einstein publicou uma nota de apenas quatro páginas numa revista da Academia de Ciências da Prússia. É um texto curto mas, apesar do escasso tamanho, o seu impacto foi monumental, pois contém o culminar do trabalho que o seu autor vinha a desenvolver há vários anos: a formulação das equações de campo da Teoria Geral da Relatividade. Cem anos mais tarde, em Novembro de 2015, os Centros de Matemática e de Física da Universidade do Porto organizaram uma sessão comemorativa relativa a esse evento. Os textos reunidos neste livro foram escritos pelos autores de várias das palestras desse encontro, que quiseram fazer uma versão escrita da apresentação que fizeram naquela ocasião.

  • Luis Inacio Woodhouse (1857-1927). O Professor e a sua Obra

    Maria do Céu Silva

    Maria Luísa Magalhães

    U.Porto Edições, 2018

    Este livro dá a conhecer uma figura incontornável do Ensino da Matemática no Porto, Luis Inacio Woodhouse. Durante mais de quarenta anos, Luis Woodhouse teve uma carreira académica e científica preenchida. Como professor na Academia Politécnica do Porto, e, depois, na FCUP, aliou à docência o desempenho de diversos cargos que permitem apreciar a sua versatilidade e competência. Além das instituições de ensino já citadas, duas outras beneficiaram das suas capacidades científicas e pedagógicas, o Instituto Industrial e Comercial do Porto e o Instituto Superior de Comércio do Porto. A sua contribuição para a melhoria do ensino matemático foi relevante em todos os graus de ensino desta disciplina: elaborou propostas de projetos de reforma curricular no ensino superior, foi júri e relator de exames liceais, teve um papel de destaque na Junta Escolar. No campo científico produziu trabalhos de Matemática e de História da Matemática, que lhe abriram as portas à Academia de Ciências de Lisboa, da qual foi membro correspondente. Um professor exigente, afável e justo, assim o reconhecem colegas e alunos.

  • Números

    José Carlos Santos

    U.Porto Edições, 2014

    O estudo das propriedades dos números e das operações aritméticas forma uma parte considerável da Matemática ensinada no Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este livro aborda esse estudo de uma forma sistemática, começando nos números naturais, passando pelos números inteiros, racionais e reais e terminando nos números complexos.

    Consulte este livro no Google Books

  • Francisco Gomes Teixeira Curso de Analyse Infinitesimal

    Calculo Differencial

    Maria da Graça Ferreira Alves

    U.Porto Edições, 2014

    O livro Francisco Gomes Teixeira. Curso de Analyse Infinitesimal – Calculo Differencial é o segundo volume da série Vultos da U.Porto, da autoria de Maria da Graça Ferreira Alves, dedicado ao ilustre matemático e antigo reitor da Universidade do Porto. Maria da Graça Ferreira Alves, oferece-nos nesta obra uma reflexão circunstanciada e comparada das quatro edições do Curso de Analyse Infinitesimal – Calculo Differencial, debruçando-se simultaneamente sobre as suas motivações pedagógicas e sobre os seus conteúdos fundamentais.

  • Noções sobre Álgebra Linear

    José Augusto Trigo Barbosa

    FEUP Edições, 2012

    A presente publicação vem complementar a obra «Noções sobre Matrizes e Sistemas de Equações Lineares», e encontra-se organizada no sentido de transmitir aos estudantes dos Mestrados Integrados em Engenharia Mecânica - a quem é primordialmente dirigida - noções essenciais de Álgebra Linear. No entanto, a sua utilidade estende-se a outras áreas da Engenharia e das Ciências em geral, caso da Física, Química, Economia, etc., nas quais a Álgebra Linear está igualmente presente.

    A obra encontra-se estruturada em cinco capítulos: espaços lineares, espaços euclidianos, transformações lineares, mudanças de base e valores próprios e vetores próprios – sendo de realçar a diversidade de problemas resolvidos ao longo da obra, fundamentais para uma melhor compreensão dos conceitos teóricos e a clarificação das técnicas de cálculo neles envolvidos, bem como a grande variedade de problemas propostos para resolução no final de cada capítulo, sendo as respetivas soluções apresentadas no final do livro.

  • Treze Viagens pelo Mundo da Matemática

    Carlos Correia de Sá (editores)

    Jorge Rocha (editores)

    U.Porto Edições, 2010

    Trata-se de uma obra de autoria múltipla, com contribuições de matemáticos profissionais da Universidade do Porto e de outras prestigiadas instituições universitárias do país e de duma professora do Ensino Secundário. Destina-se aos professores de matemática do Ensino Secundário - procurando inspirá-los na adopção de novas abordagens e ajudá-los a fomentar hábitos de pesquisa nos seus alunos - mas também aos alunos e a um público mais vasto que pretenda alargar os seus horizontes matemáticos.

    «Estas Treze Viagens Pelo Mundo da Matemática podem ser lidas de diversas formas. Se o leitor pretende apenas aprender mais, sem nenhum objectivo prático imediato, damos-lhe desde já os parabéns. Há valor no saber pelo saber, no saber desinteressado, no saber de que não resulta nenhuma “competência” aplicada nem nenhum valor material imediato. (…) Mas se o leitor é estudante ou professor e lê este livro com objectivos académicos, damos¬ lhe também os parabéns. Da sua leitura certamente surgirão esclarecimentos úteis — ideias e sugestões de actividades que beneficiarão o ensino e o estudo.»
    Nuno Crato (in Prefácio)

    António Guedes de Oliveira, António Machiavelo, Christian Lomp, Jorge Miguel Milhazes de Freitas, José Carlos Santos, Lucinda Lima, Luís Oliveira, Maria Leonor Moreira, Maria Pires de Carvalho, Samuel António Lopes, todos professores da FCUP, Ana Cristina Moreira de Freitas (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), António Bivar (professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), António Marques Fernandes (Instituto Superior Técnico), João Filipe Queiró (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e Sandra Mónica Pires (Escola Secundária de Arouca) são os autores dos textos publicados neste livro.

    Consulte este livro no Google Books