Química

  • O Bairro da Tabela Periódica

    Manuel João Monte

    U.Porto Edições, 2019

    "Cheio de surpresas curiosas e revelações fascinantes, este texto denuncia também a evidência de que, até nos elementos, conseguimos discriminar o género feminino. E, de forma subtil, enquanto transmite noções fundamentais da química deixa-nos entretidos. Enjoy it as I did!"
    Alexandre Quintanilha

    "Manuel João Monte sonhou estes mesmos elementos, que hoje já são 118, arrumados nos seus quatro blocos para discutir as suas diferentes afinidades e antagonismos. É da diversidade que se faz a Química e também este mundo onde vivemos e de que somos feitos nós próprios. A Química dá força a um argumento que junta os dramas da vida humana com o grande drama da natureza."
    José Ferreira Gomes

    "Há um bocado de tudo, desde referências ao Big Bang e à matéria escura, a uma interessante discussão sobre a dicotomia de identidade-efemeridade dos elementos radioativos e transuranianos ... Por tudo isto e muito mais, “O Bairro da Tabela Periódica” de Manuel João Monte, é um texto de muito grande valor pedagógico e que merece uma leitura atenta."
    Orfeu Bertolami

  • A. J. Ferreira da Silva

    Nos Caminhos da Química

    Jorge Fernandes Alves

    Rita C. Alves

    U.Porto Edições, 2013

    Obra biográfica de António Joaquim Ferreira da Silva (28.7.1853 — 23.8.1923), editada no âmbito das comemorações do Centenário da U.Porto.
    A. J. Ferreira da Silva tornou-se, nos tempos de transição dos séculos XIX-XX, um químico reputado, com reco¬nhecimento internacional. Bacharel em Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, professor na Academia Politécnica do Porto (em 1911, transformada em Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), fundador e diretor do Laboratório Químico Municipal do Porto (1884-1907), Ferreira da Silva instalou no Porto a química laboratorial. Dessa forma, contribuiu para consolidar a vertente aplicada desta ciência, tornando¬-a popular junto do grande público, nomeadamente através de prestação de serviços laboratoriais especializados e formulação de algumas propostas ino¬vadoras com repercussão internacional. Destacou-se também no campo didático, através da edição de manuais de química que ensinaram gerações e de múltiplos artigos científicos.

  • Ensino Experimental das Ciências

    Um Guia para Professores do Ensino Secundário. Física e Química

    Paulo Simeão Carvalho

    Adriano Sampaio e Sousa

    João Carlos Paiva

    António José Ferreira

    U.Porto Edições, 2012

    Este livro destina-se especialmente a professores de ciências do ensino secundário, centrando-se no trabalho prático e experimental. Este volume será dedicado à Física e à Química., procurando ir ao encontro das necessidades de formação dos docentes, contribuindo para uma melhor compreensão da natureza, estrutura e processos da Ciência e uma atualização ao nível da didática do seu ensino experimental. É dedicada particular atenção à análise e tratamento de dados, de acordo com as normas e recomendações atuais e são discutidos aspetos específicos do ensino experimental em Física e Química.

    Consulte este livro no Google Books

    Compras online: Loja da Universidade do Porto e Wook