Geral

  • A Criminologia

    um arquipélago interdisciplinar

    Cândido Agra (dir.)

    U.Porto Edições, 2012

    Esta obra teve como objetivo transmitir a ideia da Criminologia como arquipélago. Não é, pois, um tratado que apresente os grandes sistemas da Criminologia. Também não é uma obra temática, metodológica ou epistemológica. É uma dispersão controlada de discursos, situados em diferentes formas de repartição discursiva sobre o crime e a justiça. É uma obra interdisciplinar.
    Os textos aqui reunidos apenas na aparência, na perceção visual a que chamamos livro, são uma obra. A essência do isto não é uma unidade, é uma dispersão, um “sis¬tema de dispersão”; ou um sistema que capturou, no fluxo vital do pensamento, uma multiplicidade de fragmentos, de atos de conhecimento, e os dispôs numa forma que é esta.

    Consulte este livro no Google Books

  • Novos direitos

    (ou novos objectos para o Direito?)

    Luísa Neto

    U.Porto Edições, 2010

    Obra que colige dez sessões que tiveram lugar em finais de 2007 na Fundação de Serralves, inseridas no Ciclo Novo do Ciclo de Estudos Contemporâneos. Enquanto paradigma de coexistência social, nunca o Direito se viu tão assediado pela problematização de novas questões, nem tão permeável à opinião pública. Esta obra aborda criticamente os novos desafios que se colocam a esta ordem normativa, pretendendo-se alcançar uma plasticidade atraente também para leitores não juristas.

    Consulte este livro no Google Books

    Leia a entrevista à autora na revista Novos Livros