Linguística

  • A tradução para edição

    Viagem ao mundo de tradutores e editores em Portugal (1974-2009)

    Jorge Almeida e Pinho

    U.Porto Edições, 2014

    A viagem que se faz ao longo das páginas desta obra tem como ponto de partida o Livro e os Estudos do Livro. Percorre-se o território dos Estudos de Tradução, com perspetivas sobre estudos internacionais fulcrais e a prática da tradução, em diferentes culturas e contextos. A partir de um ângulo sociológico e literário, sustentado em factos recolhidos e na análise de diversas obras, é possível ver uma descrição fundamentada do actual estado da Tradução para Edição em Portugal. À chegada, aprecia-se a intervenção dos tradutores junto das casas editoras e as suas condições de formação e reconhecimento público. É uma jornada única de conhecimento sobre a interdependência e interligação da tradução com vários sistemas socioculturais. Uma expedição em que o Tradutor continua a ser muitas vezes um explorador invisível.

    Consulte este livro no Google Books

  • Versões Portuguesas da Legislação de Afonso X

    Estudo Linguístico-Discursivo

    Clara Barros

    U.Porto Edições, 2010

    Este livro apresenta a análise linguístico-discursiva da versão portuguesa de três textos jurídicos da legislação de Afonso X, dando atenção às suas condições de produção-recepção, à construção do sentido que neles se processa e à evolução que neles se inscreve e que eles testemunham. Os resultados desta investigação permitem recortar algumas das características da escrita medieval não-literária dos séculos XIII e XIV. O livro faz ainda algumas incursões no domínio da análise do discurso jurídico, do estudo das estruturas de poder e das instituições na Idade Média, de interesse para estudiosos das áreas da História Medieval e da História do Direito Peninsular.

    Consulte este livro no Google Books

  • Gramática

    Histórias, Teorias, Aplicações

    Ana Maria Brito

    Faculdade de Letras da U. Porto (FLUP), 2010

    Nos dezassete textos que constituem este livro discute-se a noção ou noções de gramática, fazem-se algumas contribuições importantes para a história do pensamento gramatical, discute-se a organização e a arquitectura da gramática e algumas das suas aplicações. Trata-se de textos apresentados no colóquio Gramática: história, teorias, aplicações, organizado pelo Centro de Linguística da Universidade do Porto e pela Secção de Linguística do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da mesma Universidade, nos dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2008.

  • A Linguagem ao vivo

    Textos seleccionados de Maria da Graça Castro Pinto

    Isabel Margarida Duarte (org.)

    Olívia Figueiredo (org.)

    João Veloso (org.)

    Faculdade de Letras da U. Porto (FLUP), 2009

    Este volume reúne alguns dos textos mais significativos escritos por Maria da Graça Lisboa Castro Pinto, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As temáticas abordadas respeitam a diversas áreas relacionadas com a natureza científica e os novos desafios dos estudos psicolinguísticos e da linguística aplicada, com o ensino/aprendizagem de línguas e com as implicações das novas tecnologias da informação e da comunicação nesse ensino/aprendizagem (entre outras).
    Pela actualidade e actualização das reflexões nele contidas, pela profundidade com que os temas são tratados e pela ligação que estabelece entre a teoria e a prática, este livro será um importante auxiliar para todos quantos se interessam pelas temáticas abordadas.