Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

  • Eletrónica. Uma Visão de Projeto

    Pedro Guedes de Oliveira

    Dinis Magalhães Santos

    U.Porto Edições, 2018

    Eletrónica — Uma Visão de Projeto pretende cobrir os conhecimentos essenciais de eletrónica para um engenheiro eletrotécnico, quer do ponto de vista dos dispositivos quer dos sistemas. Além dos conhecimentos básicos fundamentais do comportamento dos semicondutores, aborda, entre outros, os amplificadores operacionais, os conceitos mais importantes da eletrónica digital, as questões ligadas à retroação e à estabilidade, a conversão digital-analógica e analógica-digital, e ainda áreas complementares como a eletrónica de potência e o ruído. Dirige-se sobretudo a alunos dos cursos de licenciatura e da parte escolar do mestrado, pretendendo ser um texto base a ser ministrado em três ou eventualmente quatro semestres. A abordagem proposta é uma abordagem de projeto, querendo dizer que se dirige a leitores que terão, na sua vida profissional, de projetar circuitos e sistemas eletrónicos com alguma complexidade.

  • Análise de Fourier para Engenharia Eletrotécnica

    Francisco Vaz

    U.Porto Edições, 2017

    Fourier propôs no início do século XIX uma metodologia que permitia representar funções arbitrárias em séries de funções trigonométricas. Esta proposta foi recebida com reservas pela comunidade matemática, mas foi inspiradora de muita investigação durante os séculos XIX e XX que tornou possível a gama de instrumentos hoje disponível, genericamente designada por Análise de Fourier. O desenvolvimento dos computadores digitais abriu novos campos de aplicação, tornando a teoria de Fourier indispensável para o desenvolvimento, por exemplo, da imagiologia clínica ou para as modernas técnicas de televisão digital. Neste livro apresentam-se os principais aspetos da teoria de Fourier: a série e a transformada de Fourier, a introdução da teoria das distribuições, a adaptação ao mundo digital moderno com a transformada discreta e a extensão da teoria a espaços multidimensionais, especialmente a duas dimensões, permitindo o tratamento de imagens. É ainda incluído o estudo da sua aplicação a sinais não estacionários, procurando-se uma caraterização simultânea no tempo e na frequência. O texto apresenta as noções elementares e as suas ligações a aplicações, logo confrontadas com os problemas que levantam, usando uma linguagem matemática rigorosa. É um livro que pode ser usado numa disciplina introdutória, mas que é pensado para ser usado por estudantes de pós graduação que necessitem aprofundar conceitos de análise e processamento de sinal.

  • Códigos Correctores de Erros em Comunicações Digitais

    Sílvio Abrantes

    FEUP Edições, 2010

    Do antigo ao novo, do teórico ao prático, o livro pretende fornecer um texto em português adequado e acessível aos estudantes universitários e investigadores interessados. Aqui se encontram os códigos clássicos (de bloco, cíclicos, convolucionais e TCM) e os códigos mais recentes (turbo códigos e LDPC), todos acompanhados das construções gráficas que lhes estão associadas, como as treliças, os grafos de Tanner e os “EXIT charts”. Um pouco de História completa o conjunto. Alem dos exemplos entremeados no texto o livro inclui exercícios de fim de capitulo e respectivas soluções.