Novidades

  • A "Renascença Portuguesa"

    Pensamento, Memória e Criação

    Celeste Natário

    António Braz Teixeira

    Jorge Teixeira da Cunha

    José Carlos Seabra Pereira

    Manuel Cândido Pimentel

    Manuel Gama

    Renato Epifânio

    U.Porto Edições, 2017

    Estamos perante um conjunto extremamente interessante e valioso de reflexões que abre horizontes sobre as influências exercidas por algo que se tornou um verdadeiro movimento cultural, cujo alcance e significado não pode reduzir-se a um campo fechado e exclusivo. Falar da “Renascença Portuguesa” é considerar um impulso fundamental na vida cultural do século XX, indispensável para a compreensão dos diversos caminhos que foram abertos e seguidos pelos intelectuais mais significativos da contemporaneidade. Um ponto de encontro fundamental constitui denominador comum entre os participantes na “Renascença” que o da defesa do audacioso desígnio: “viabilizar uma democracia lusitana” de que se esperaria surgisse o “homem novo” e o “homem livre”. A verdade é que o tempo veio a revelar que tal objetivo mobilizador tornar-se-ia muito mais perene e influente do que poderia parecer à primeira vista – começando pelo sentido poético de Teixeira de Pascoaes, passando pela lucidez política e social de Proença, Cortesão e Sérgio (depois reunidos na “Seara Nova”) e finando na linha modernizadora de Pessoa e de tudo o que Orpheu representará. (Guilherme d’Oliveira Martins)

  • Mecânica dos Solos - Volume 1, 5.ª ed.

    Conceitos e Princípios Fundamentais

    Manuel Matos Fernandes

    U.Porto Edições, 2017

    O livro – que corresponde à primeira parte do curso de Mecânica dos Solos lecionado pelo autor na FEUP – combina uma apurada preocupação pedagógica com um tratamento rigoroso e aprofundado da matéria. Isto torna-o recomendável não só para quem inicia o estudo da Mecânica dos Solos, mas também para profissionais de Engenharia. As obras e os solos portugueses são frequentemente invocados para ilustrar as explicações e os conceitos apresentados. Em relação às quatro edições anteriores, a presente edição inclui mais um capítulo que é dedicado aos solos não saturados, tema de grande relevância e cuja abordagem em termos científicos conheceu nos anos mais recentes notável progresso.

  • Textos Escolhidos de Odontopediatria

    David José Casimiro de Andrade

    António Carlos Guedes-Pinto

    U.Porto Edições, 2017

    Uma ferramenta ideal para Médicos Dentistas, estudantes de Medicina Dentária, e outros interessados na área da Saúde Oral, Textos Escolhidos de Odontopediatria satisfaz a necessidade de informação atualizada, com base científica, útil na clínica do dia-a-dia. A obra é fruto da vivência clínica e académica de profissionais de Portugal e do Brasil, coordenados por David Casimiro de Andrade (licenciado em Medicina e Medicina Dentária pela Universidade do Porto, Regente de Odontopediatria e responsável pela criação da primeira Especialização em Odontopediatria de Portugal, na FMDUP) e por António Guedes-Pinto (Professor Titular Aposentado da FOUSP, Regente de Odontopediatria e Pró-Reitor de pós-graduação da Universidade de Ibirapuera, Brasil). Este livro apresenta os essenciais contemporâneos de Odontopediatria, nas mais variadas vertentes, e pela perspetiva de diferentes profissionais do meio, num contexto multidisciplinar e interdisciplinar. Os capítulos que focalizam os aspectos clínicos preventivos, interceptivos e corretivos conduzem o leitor a uma reflexão sobre a sua própria prática, por meio de imagens e exemplos de fácil compreensão. O clínico encontrará as noções fundamentais de como amenizar, contornar e evitar problemas de dor, medo e ansiedade no paciente odontopediátrico, sem esquecer o desafio do tratamento de pacientes com necessidades especiais, desenvolvendo-se o sentido crítico que permite optar pela melhor conduta durante a prática clínica. Trata-se, sem dúvida, de uma fonte de referência de grande valia, tanto para o clínico com larga experiência como para o estudante que se inicia na Odontopediatria.

    Pina Rebelo Professor Catedrático em Odontopediatria

  • De Par em Par na U.Porto

    Ana Mouraz

    João Pedro Pêgo

    U.Porto Edições, 2017

    Este livro é um registo plural do que tem sido o projeto De Par em Par na U.Porto, desde a sua criação, em 2009. É um registo plural porque nele se reúne a voz e o testemunho de quem sonhou, apadrinhou, experimentou, analisou, criticou, melhorou...a ideia de por os professores da universidade a entrar (aos pares) pelas portas, finalmente abertas (de par e par), nas salas de aula de outros professores (seus pares), mas de outras áreas de saber, que assim se encontram, a par.

  • O Rei e a Lei

    Estudos de História Institucional da Idade Média Portuguesa (1279-1521)

    Armando Luís de Carvalho Homem

    U.Porto Edições, 2017

    Um volume que recolhe um total de treze estudos que representam parte da produção do autor entre 1994 e 2011, incidindo essencialmente sobre a legislação régia (e pontualmente concelhia) dos séculos XIII-XVI, com o complemento de abordagens a Historiadores fundamentais nas problemáticas em apreço, do movimento geral da Historiografia incidente sobre os poderes e dos desenvolvimentos científicos e institucionais da ALMA MATER de quem tudo isto escreveu: o hoje Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FL/UP.

  • Mecânica dos Fluidos em Operações Unitárias

    João Moreira de Campos

    U.Porto Edições, 2017

    Na primeira obra que publiquei, denominada “Notas para o estudo da Mecânica de Fluidos”, a qual foi editada pelas Edições FEUP, abordei os princípios clássicos do escoamento de fluidos. Procurei que essa obra respondesse às necessidades de um curso que tenha como objetivo fornecer aos seus alunos conceitos básicos sobre o tema, providenciando-lhes, de igual modo, capacidades para a sua aplicação. Nesta segunda obra, proponho-me a complementar as ferramentas anteriormente fornecidas, dando especial ênfase à importância da Mecânica de Fluidos no projeto de diversos equipamentos de processos unitários, bem como no projeto dos seus elementos de ligação: redes de transporte de fluidos compressíveis e incompressíveis, equipamentos de bombagem, leitos fixos, leitos fluidizados, sedimentadores, filtros industriais, elutriadores, centrifugadoras e ciclones. Muitos dos temas que me proponho a abordar são transversais a diversos cursos na área das Engenharias, mas são particularmente importantes nas Engenharias Química, do Ambiente e Biológica.